A Caravana Respeita as Minas está em Juazeiro.


A secretária de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, participa de mais uma Caravana Respeita as Mina, de combate à violência contra as mulheres. Desta vez, a caravana passará por Juazeiro, no Norte da Bahia, na próxima segunda-feira (07), dia em que comemora-se os 11 anos da promulgação da Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006), uma das mais importantes conquistas das mulheres brasileiras, criada com o objetivo de dar mais proteção às mulheres em situação de violência doméstica e familiar.

A caravana começa às 8 da manhã, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBa), com oficinas de capacitação voltadas para a rede de atenção à mulher e representantes da sociedade civil, além de rodas de diálogo com estudantes do ensino fundamental e médio. A Caravana, formada por técnicas da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM-BA), tem o propósito de engajar esses setores na luta contra a violência às mulheres, buscando o fortalecimento da rede de atenção e também a sensibilização da população local para a questão do machismo e suas consequências.

A Bahia ocupa a segunda colocação em casos de feminicídio no país, com uma taxa de 9,08 mortes por 100 mil mulheres, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A média nacional é 5,82.  De acordo com o Mapa da Violência de 2015 – o último divulgado – o país registra em média 13 casos de feminicídio por dia. Dois oito assassinatos de mulheres registrados em julho na Bahia, um foi em Juazeiro. Maria Aparecida da Hora, de 30 anos, foi assassinada na frente do filho. O suspeito do crime é o ex-companheiro da vítima.

AÇÃO ITINERANTE

A Caravana Respeita as Mina é uma ação itinerante promovida pela SPM-BA em parceria com o Instituto Avon e tem apoio da ONU Mulheres e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher da Bahia (CDDM). Em Juazeiro, o projeto conta com a parceria da Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade, além do apoio do IFBA. A caravana de Juazeiro é a sétima realizada este ano. O projeto já passou por Valença, presidente Tancredo Neves, Feira de Santana, Alagoinhas, Lauro de Freitas, Simões Filho e Mata de São João.

SERVIÇO

Caravana Respeita as Mina.
Local: IFBa (Rod. BA 210, s/n – Dom José, Juazeiro – BA).
Programação.
08 h – Oficinas de capacitação e roda de diálogo.
10h30 – Hino ao Dois de Julho.
Apresentação do grupo de teatro “Rosas pela Democracia”.
10h40 – Ato institucional.

Nenhum comentário: