Transparência Bahia tem acesso sincronizado ao portal oficial do governo



O acesso sincronizado ao portal oficial do Estado da Bahia é uma das novidades do Transparência Bahia (transparencia.ba.gov.br), portal que reúne informações sobre as contas do Governo do Estado. Viabilizado por meio de banner interativo, o novo acesso integra as ações de remodelação gráfica e tecnológica do Transparência Bahia, que ganhou leiaute mais dinâmico, interativo e de fácil navegação, além de nova tecnologia para apresentação dos dados. O portal sob a responsabilidade da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) também teve o seu conteúdo ampliado.

O Transparência Bahia destina-se a viabilizar o acompanhamento da utilização dos recursos públicos pelos cidadãos, propiciando acesso às informações contábeis de todas as unidades administrativas do Estado. Nos Painéis de Pagamentos, Despesas e  Diárias foi adotada solução baseada em Business Inteligence – BI, facilitando o acesso às informações por meio de visualizações abrangentes e detalhadas e permitindo a criação de inferências pelo usuário. A tecnologia proporciona a transformação de dados em informações, facilitando a leitura e a compreensão do que foi pesquisado, já que permite ao usuário visualizar com maior rapidez as suas consultas, por meio de gráficos e tabelas.


Acessos

Em agosto, o portal de transparência registrou 212 mil visualizações por 29.5 mil usuários distintos. Os usuários abrangem municípios de toda a Bahia, sendo que destes, 8,6 mil são registros de Salvador, 1.091 de Feira de Santana, seguidos de Vitória de Conquista (711) e Lauro de Freitas (641). Os demais 27,9 mil usuários são de outros municípios baianos e de municípios de fora do estado, a exemplo de São Paulo (802 usuários), Aracaju (483), Recife (471), Brasília (421). O portal é acessado também em outros países, como Estados Unidos (55 usuários), Alemanha (19), Portugal (14), Reino Unido (7) e França (6).

Administrado pela Gerência de Controle Preventivo e Transparência (Gepre), da Auditoria Geral do Estado (AGE), o portal de transparência reúne 15 módulos com dados sobre pagamentos, licitações e contratos, convênios e parcerias, receitas e despesas, PPPs e concessões, além de informações sobre diárias, obras, municípios e previdência e Planserv.

O Portal traz ainda um módulo de dados abertos com informações sobre diversas áreas. Trata-se de dados públicos apresentados em meio digital, estruturados em formato aberto, processáveis por máquinas, referenciados na rede mundial de computadores e disponibilizados sob licença que permite sua livre utilização pelos cidadãos, em especial pelos pesquisadores.

Os demais canais trazem informações sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, Prestação de Contas, Dívida Ativa e Incentivos Fiscais, apresentando ainda um painel com o ciclo completo sobre a gestão das contas do Estado da Bahia.


Aprimoramento

“O Transparência Bahia vem sendo aprimorado para assegurar ao cidadão as condições de acompanhar as contas governamentais com acuidade cada vez maior”, avalia o secretário da Fazenda do Estado, Manoel Vitório.

Para o auditor Geral do Estado, Luis Augusto Rocha, é importante ressaltar o valor e confiabilidade do conteúdo disponibilizado pela ferramenta. “As informações divulgadas no Transparência Bahia são provenientes das mais variadas fontes, como secretarias do Governo e demais órgãos das administrações Direta e Indireta do Estado, além do Sistema Integrado de Planejamento, Contabilidade e Finanças (Fiplan).

O auditor geral lembra que o portal é o principal instrumento de transparência das contas do Estado, previsto pela Lei de Acesso à Informação (LAI), que regulamentou o direito constitucional de acesso às informações públicas. “É também uma ferramenta indispensável ao controle social do cidadão sobre as ações do Governo”, avalia.

Nenhum comentário: