Palco TVE de agosto exibe shows de artistas nordestinos



Em agosto, o Palco TVE vai exibir aos sábados, os shows de Pietro Leal, Ana Paula Albuquerque, Nino Alves, Pedro Pondé e Duquesa. A exibição acontece a partir do dia 7 e vai até o dia 28, às 18h30, com horários alternativos aos domingos, às 17h e 20h, e nas sextas-feiras, às 20h30.

‘Estereótica’ é o primeiro trabalho autoral solo do artista baiano Pietro Leal e vai ao ar no sábado (7). O projeto, selecionado pelo ‘Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020 - Premiação Aldir Blanc Bahia’, traz muitos gêneros para mostrar uma fase mais madura e um lado mais fértil em ideais e sons. O artista faz um passeio por sua obra com músicas e poesias, une faixas e bate-papo em um espetáculo que mostra a canção sob a ótica do compositor, no qual ele conta como os processos de mudança influenciam a sua percepção de mundo. Ao todo são 12 faixas, três dos tempos de Pirigulino e outras inéditas. Entre elas, destaque para ‘Passe Pra Frente’, parceria com o poeta Luiz Galvão, do grupo Novos Baianos. A homenagem ao grupo é vista também em ‘Mistério do Planeta’, única não-autoral escolhida pelo artista como referência musical importante na sua carreira.

No dia 14 é a vez da cantora, compositora, arranjadora e professora de canto popular da Escola de Música da UFBA e da Escola Baiana de Canto Popular, Ana Paula Albuquerque apresentar ao público o seu segundo disco, "Omaremim", resultado do projeto que a artista maranhense, criada no Pará, desenvolve há quatro anos sobre a sua relação com o mar. O trabalho conta com músicas de mestres como Dona Ivone Lara, Dorival Caymmi e Roberto Mendes; uma parceira de Ana Paula com José Carlos Capinan e Gabriel Póvoas, composições de Gil Vicente Tavares, Juliano Holanda e de cantautoras de diferentes gerações, como Regina Machado, Déa Trancoso e as baianas Sandra Simões, Ivana Gaya e Pamela.

Percussionista, compositor e poeta, o pernambucano Nino Alves, traz em ‘ExperimentaSons’, que também será exibido no dia 14, uma estética que contempla diversos ritmos da cultura nordestina como o coco, o baião e o maracatu, além da forte influência dos ritmos afro brasileiros, e contempla, nessas rítmicas, seus temas instrumentais e cantados. O artista se utiliza de instrumentos não convencionais como xilopet/petfone, instrumento feito de garrafa pet afinadas com ar, serras de marcenaria, cabaças dentro de água, garrafas e tigelas de vidro, molhos de chaves, catracas de moto e bicicleta e sementes de diversas origens, e traz ao show um imenso leque de possibilidades sonoras. Além dessas experimentações instrumentais, o concerto também se utiliza de instrumentos tradicionais de percussão como alfaia, pandeiro e zabumba.

Nos dois últimos sábados do mês, a TVE vai exibir os shows da segunda edição do Festival MA_SSA. O projeto, idealizado por Jorginho Falcão envolveu artistas baianos em lives, galeria virtual e hacklabs. No dia 21, a emissora exibe o show do cantor, compositor e ator baiano Pedro Pondé, que mescla sucessos da sua carreira com canções do seu novo álbum, ‘Simples Assim’, sétimo de sua carreira, definido pelo artista como um álbum solo, livre de amarras e rótulos. Encerrando a programação, no dia 28, vai ao ar o show da rapper baiana Duquesa, nome artístico de Jeysa Ribeiro, que iniciou sua carreira em 2015 na sua cidade natal, Feira de Santana, na Bahia. A artista vem apresentando um trabalho autoral de consistência, tendo lançado os singles ‘Dois Mundos’, ‘Futurista’ e ‘Diz’. Em 2019, gravou participação na canção ‘Eu Quero Você’, do álbum ‘Samba Reggae e Outras Vibes’, de Ju Moraes.  A voz dela também está na faixa ‘Amor e Calor’, do disco do rapper Rincon Sapiência, ‘Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps’.


Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:

instagram.com/tvebahia

facebook.com/tvebahia

youtube.com/tvebahia  

twitter.com/tvebahia


SERVIÇO:

Palco TVE - Pietro Leal, Ana Paula Albuquerque, Nino Alves, Pedro Pondé e Duquesa

Quando:  A partir de sábado (7), às 18h30, e no horário alternativo no domingo, às 17h e 20h e nas sexta-feiras, às 20h30

Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline

Nenhum comentário: