Maior produtora de celulose solúvel da América Latina recebe visita do vice-governador



Bracell, que atua em 35 municípios baianos, mantém unidade industrial em Camaçari

As operações da maior produtora de celulose solúvel da América Latina recebeu uma comitiva do Governo do Estado, liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento, nesta quinta-feira (05). A visita percorreu a Fazenda Quatis, em Entre Rios, que abriga área de floresta plantada, o escritório central, em Alagoinhas e a unidade industrial, em Camaçari. A empresa atua em 35 municípios do Litoral Norte, Agreste e Recôncavo do Estado, gerando aproximadamente 4,5 mil empregos entre próprios e terceirizados. A principal matéria-prima da empresa é o eucalipto, cultivado de modo sustentável em áreas alternadas com mata nativa.

“O Governo do Estado mantém uma agenda positiva com o setor de base florestal baiano, que tem uma relevância expressiva no segmento nacional e para a economia baiana. Em 2020, a contribuição do setor foi de 5% no total do PIB estadual. A Bracell é um grande exemplo, além dos investimentos e empregos gerados, a empresa mudou todo o seu entorno atuando nas comunidades com projetos sociais, beneficiando moradores da zona rural e conservando a mata nativa”, declara Leão.

“A Bracell acredita na Bahia e está comprometida em seguir investindo nas operações e socialmente no estado. A visita da comitiva do vice-governador evidencia a credibilidade da empresa junto ao Poder Público e reforça nossos laços de parceria em favor do desenvolvimento socioeconômico da região”, destaca Guilherme Araújo, diretor-geral da Bracell BA.

No período de 2020/2021, a empresa investiu R$ 19 milhões nos viveiros clonais de eucalipto em Entre Rios e Inhambupe, elevando de 4 milhões para 15 milhões a capacidade de produção da unidade. Foi construído também um Complexo de Proteção Florestal em Alagoinhas com alta tecnologia para diagnósticos e pesquisas de pragas e doenças que atacam o eucalipto.

A Bracell tem capacidade para produzir 500 mil toneladas anuais de celulose e 99% da sua produção é exportada, principalmente para China, Estados Unidos e Europa. A empresa é a maior usuária do Porto de Salvador. A celulose solúvel é um polímero natural e biodegradável produzido a partir da fibra natural existente nas plantas. Ela é usada como matéria-prima para a produção de medicamentos, cosméticos, viscose, alimentos, pneus de alta resistência, tintas, telas de LCD, celofane, esponjas, armações de óculos, cigarros, lenços umedecidos e outros produtos.


Setor de base florestal

De acordo com a Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (Abaf), a Bahia detém 618 mil hectares (ha) com florestas plantadas, sendo 95% dedicadas ao eucalipto, o que leva a Bahia a ocupar o 4º lugar no ranking nacional de cultivo dessa espécie. A tradição na heveicultura também pode ser destacada, considerando os 32,3 mil ha (5% da área total) com plantios de seringueira no estado, que visam atender principalmente à indústria nacional de látex. 

 Foto: Ascom/Seplan.

 

Nenhum comentário: