Rui vai às lágrimas na inauguração do Hospital do Câncer, em Caetité



O depoimento de um jovem caetitense de apenas 12 anos levou o governador Rui Costa às lágrimas durante a inauguração do Hospital do Câncer, em Caetité. Thiago Martins conseguiu vencer a leucemia após ter tratamento e transplante viabilizados pelo SUS, com o apoio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), e fez um agradecimento público ao gestor, durante o evento, que foi realizado na manhã desta quarta-feira (11), no município do sudoeste baiano.

“Inaugurar uma unidade como essa e ouvir o depoimento deste jovem, que agora tem a vida toda pela frente, são exemplos da verdadeira realização do ato de governar, que é cuidar de gente, que é saber que suas atitudes e ações mudam a vida das pessoas e que pode salvar vidas”, avaliou Rui.

O governador também ficou emocionado quando falou sobre a importância de acolher bem os pacientes que serão recebidos na nova unidade e deu como exemplo o caso da mãe, Maria Luzia Costa dos Santos, que morreu em função de complicações causadas por um câncer de mama diagnosticado tardiamente. Link do vídeo.

“Pacientes com câncer têm medo de morrer e sofrem com a dor física e também psicológica. Nada substitui o carinho de vocês, profissionais de saúde. Há uns dois meses, minha irmã achou um cartão que minha mãe fez para uma enfermeira que cuidava dela, mas não pôde entregar. Minha irmã enviou o cartão e recebeu de volta uma foto das duas, com o recado ‘Nunca esqueci Dona Luzia’. Portanto, cuidem bem dessas pessoas e saibam que elas nunca vão esquecer o nome de vocês”, destacou, em meio às lágrimas.

Hospital do Câncer

A unidade oferta serviços de oncologia a 48 municípios da região e possui 80 leitos, sendo 10 UTI adulto, 13 de clínica geral, 19 de cirurgia geral, 18 de ortopedia e 20 de oncologia clínica e cirúrgica. Os pacientes terão acesso ainda a consultas e exames para acompanhamento, diagnóstico e tratamento, centro cirúrgico e serviço de quimioterapia. Ainda integram a estrutura do hospital salas de raio-x , tomógrafo, endoscopia, eletrocardiograma, entre outros equipamentos.

A construção e a abertura do Hospital do Câncer, em Caetité, são resultados dos esforços conjuntos do governo estadual e municipal. O valor investido pelo Estado — superior a R$ 2,8 milhões — corresponde a mais de 90% dos recursos aplicados na iniciativa.

Nenhum comentário: