Aplicativo SOL é finalista em prêmio internacional para uso inovador de tecnologias para gestão pública



O Aplicativo SOL (Solução Online de Licitação), lançado pelo Governo da Bahia, por meio do projeto Bahia Produtiva, da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), está entre os três finalistas do Gartner Eye on Innovation Awards for Government, na categoria Américas.

O prêmio internacional é dedicado às iniciativas inovadoras aplicadas em melhorias da comunidade e da gestão pública e visa contemplar projetos que, por intermédio do uso inovador dos recursos tecnológicos, melhoram a segurança ou eficácia do trabalho do governo, aumentando sua eficiência e reduzindo os custos. Os projetos devem ser também focados em comunidades, produzindo impacto na qualidade de vida dos cidadãos.

O projeto vencedor será eleito por meio de uma votação online, que considerará apenas votos de representantes de organizações e departamentos governamentais. A votação vai até 23 de novembro pelo endereçoeletrônico.

Para a assessora de aquisições do Bahia Produtiva, Nara Lins, foi uma grande satisfação ter o SOL como um dos finalistas de mais uma premiação: "Essa classificação reafirma que esse aplicativo foi uma iniciativa inovadora, que vem trazendo resultados satisfatórios na execução dos projetos das associações e cooperativas beneficiárias do Bahia Produtiva".

SOL

O SOL é o primeiro aplicativo de licitações do Brasil e tem o objetivo de fazer com que as associações e cooperativas da agricultura familiar encontrem fornecedores de bens, serviços e obras, de todo o país, de maneira mais fácil e rápida. Desenvolvido pela empresa Caiena Tecnologia e Design, o aplicativo utiliza a tecnologia blockchain para guardar as informações sobre as compras e contratos gerados pelo app.

Essa é terceira premiação que o SOL participa. Em 2020, ele foi premiado na categoria Design de Serviço/UX para Governos e Instituições no iF Design Awards e também foi selecionado para compor a Bienal Ibero-americana de Design de 2020, na categoria Design Interdisciplinar/Transversal.

O Bahia Produtiva é um projeto do Governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinancimento do Banco Mundial.

Nenhum comentário: