Inscrições para o 4º Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar podem ser feitas até 21/11



As inscrições para a seleção dos trabalhos técnicos, científicos e populares, que serão apresentados na 4ª edição do Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar, poderão ser feitas até o dia 21 de novembro. O evento que terá como tema: Agricultura Familiar da Bahia: Meio Ambiente Vivo e Alimentação Saudável, acontecerá no dia 10 de dezembro de 2020, durante a 11ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, maior feira da agricultura familiar do país, que será realizada no formato virtual, no período de 05 a 13 de dezembro.

A iniciativa é da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Coordenação Executiva de Pesquisa, Inovação e Extensão Tecnológica (Cepex), em parceria com a Rede Baiana de Pesquisa, Ensino e Extensão em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural.

O edital para a seleção dos trabalhos já está disponível no site da SDR. Podem submeter trabalhos pesquisadores, professores e estudantes universitários, estudantes da rede federal, estadual e privada de educação profissional, estudantes, professores e monitores das Escolas Famílias Agrícola, extensionistas de entidades prestadoras de assistência técnica e extensão rural (Ater), agricultores e agricultoras familiares experimentadores, povos e comunidades tradicionais e representantes de organizações sociais.

“O simpósio procura enaltecer as características da agricultura familiar, no que tange à conservação do meio ambiente e produção de alimentos saudáveis, um dos papéis mais importantes da agricultura familiar. Pretende apresentar novos trabalhos científicos e experiências técnicas e populares. Isso é uma forma de valorizar o conhecimento popular, científico e técnico. Todos os conhecimentos são fundamentais e o encontro desses conhecimentos é o que produz os melhores resultados. Estamos na expectativa de receber e divulgar esses trabalhos, que têm relação direta com a saúde e a qualidade de vida das pessoas, para a sociedade”, destaca o coordenador da Cepex, José Tosato.

As inscrições são gratuitas. Os interessados deverão preencher o formulário no link e enviar o resumo expandido do trabalho completo, com Título, Autores, Resumo, Palavras-chave, Introdução, Objetivos, Metodologia, Resultados, Considerações e Referênciaspara. Poderão ser submetidos trabalhos científicos e relatos de experiência técnica e de experiência popular. A apresentação dos trabalhos será feita oralmente, on line e ao vivo.

Os objetivos do Simpósio são: Identificar, estimular e disseminar pesquisas e experiências técnico-científicas e populares em agricultura familiar desenvolvidas no Estado da Bahia; Reconhecer e divulgar pesquisas e experiências técnico-científicas e populares em agricultura familiar desenvolvidas no estado da Bahia; Destacar trabalhos e experiências que contribuam com a temática da conservação ambiental e alimentação saudável.

Serão selecionados trabalhos com as temáticas: Padrões de produções e consumo sustentáveis pela agricultura familiar; Políticas e ações para a sustentabilidade da agricultura familiar; Soluções criativas e agricultura familiar; e Clima, territorialidade e alimentos saudáveis.

Nenhum comentário: