Dimas Roque: SDE investe em georreferenciamento para amplificar áreas industriais do estado

25.7.19

SDE investe em georreferenciamento para amplificar áreas industriais do estado


 

Para amplificar o processo de industrialização em todo o estado, a utilização de recursos tecnológicos para registro de áreas, o georreferenciamento, é a aposta da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), que está capacitando técnicos que atuarão nas demandas absorvidas da extinta SUDIC. Nesta quarta-feira (24), a pasta encerrou o segundo ciclo de oficinas de qualificação, com foco na ferramenta Quantum Gis (QGIS).


“Com esses instrumentos, teremos as informações de quais áreas existem na Bahia, onde estão localizadas, quais recursos naturais e infraestrutura específicas para o processo industrial elas possuem. Além disso, poderemos ter a visão prática para o recurso que a SDE oferece na atração de novos investimentos”, destacou Luiz Gugé, chefe de Gabinete da SDE.

De acordo com Alexandre Barberi, professor do curso, a ferramenta QGIS possibilita aos técnicos da secretaria um acesso rápido à informação e a programas de Sistema de Informação Geográfica. “Para os funcionários, esse software, por ser gratuito, possibilita o uso em qualquer lugar, sem custo nenhum. Dessa forma, facilita o manejo do programa, podendo acessar dentro e fora do trabalho”, disse.

Já o participante da oficina, Cássio Mota, técnico da Superintendência de Gestão Patrimonial para o Desenvolvimento Produtivo (SUDEP), o QGIS também permite efetuar análises de forma simples e intuitiva: “Dessa forma, possibilita a elaboração de relatórios gerenciais para a tomada de decisão e implementação das políticas da secretaria”.

Foto: Ascom/SDE.

Nenhum comentário: