A Secretaria da Educação do Estado(SEC) está intensificando,
cada vez mais, as ações com foco nos 27
Territórios de Identidade da Bahia. Como
parte desta estratégia, promove, até este domingo (21), o IV Encontro de
Dirigentes da Educação, no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Desde ontem, os
gestores dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) participam de uma formação
voltada para uma agenda pedagógica que venha repercutir nas escolas e
fortalecer as aprendizagens.
Neste sábado (20), a atividade contou com a participação do
secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, além de técnicos e
dirigentes da SEC. Jerônimo destacou a
necessidade da construção de um sistema educacional de qualidade, a partir do
regime de colaboração com os municípios e falou sobre este momento dedicado ao
pedagógico.
“Estamos saindo de encontros como este debruçados em mais de
80% nos conteúdos pedagógicos, sendo que, anteriormente, o debate era mais
dedicado à gestão e infraestrutura. Portanto, estamos fazendo uma transição:
montamos no que pudemos a parte das dificuldades estruturais e entramos na
parte mais densa, discutindo questões como o Sistema de Avaliação, Educação
Profissional, monitoramento de processos de formação dos professores e dos
próprios dirigentes, enfatizando o aspecto da qualificação pedagógica”.
O secretário falou, também, do papel dos dirigentes da
Educação, tanto os que estão à frente do órgão central, como os gestores dos
NTEs. “Este grupo que está aqui tem o papel de proteger um processo de educação
que dê conta do tamanho que a Bahia precisa e, quando digo isso, significa
compreender que temos uma responsabilidade com a rede estadual. Mas é preciso
que seja uma pista de mão dupla, nos tornando, cada vez mais, parceiros de um
sistema estadual de educação que inclui as redes municipais e particulares, bem
como as universidades”.
Durante o dia, um dos temas abordados foi: “A Educação
Profissional em debate: novo itinerário formativo”. A temática foi abordada
pelo superintendente da Educação Profissional e Tecnológica da SEC, Ezequiel
Westphal. “É fundamental dialogarmos com a rede para a construção coletiva dos
itinerários, dentro de um trabalho conjunto com todas as superintendências da
Secretaria, com os dirigentes dos NTEs, com os professores, com as escolas, com
as comunidades, para buscarmos aquilo que representa a identidade dos
territórios. De modo geral, os novos itinerários se caracterizam por uma
inovação curricular, focada na aprendizagem e, ao mesmo tempo, voltada à
formação docente e naquilo que é possível dentro da realidade dos professores,
da infraestrutura da escola, dos desejos e das aptidões dos alunos. Hoje, aqui,
saímos com uma discussão bem avançada, com uma clareza teórica e metodológica
para a construção dos itinerários, juntos às escolas”.
Outras pautas – Ainda durante o segundo dia do IV Encontro
de Dirigentes da Educação, os temas “Tecnologia e Educação: avanços para o
próximo ano letivo e agenda de gestão junto às escolas”, “Agricultura Familiar”
e Sistemas de Avaliação – SAEB e SABE”, entre outros, foram discutidos.
Foto: Claudionor Jr.
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