Partiu Estágio já soma mais de 7,7 mil estudantes universitários contratados



O governador Rui Costa participa na manhã desta terça-feira (dia 9) da solenidade de assinatura do Termo de Compromisso dos primeiros universitários contratados pelo Programa Partiu Estágio, em 2019. O ato acontece no Senai/Cimatec, em Piatã. Iniciativa da administração estadual baiana, o Partiu Estágio garante acesso a oportunidades de estágio a estudantes universitários de instituições com sede na Bahia e que ainda não conseguiram se inserir no mercado de trabalho. Nesta etapa,1215 estudantes foram convocados.

Para este edital, as oportunidades contemplam 109 cursos diferentes, sendo mais solicitados os de Administração, Comunicação Social e habilitações, Direito e Engenharias. O processo de seleção contou com mais de 24 mil inscritos. Dos candidatos convocados para atuar em órgãos estaduais da administração direta e indireta, 752 são de Salvador e Região Metropolitana e o restante, de cidades do interior. Desde abril de 2017, quando foi lançado, o programa já contratou mais de 7,7 mil universitários para atuar no serviço público baiano, incluindo os que assinam o termo de compromisso nesta etapa.

O contrato de estágio tem duração de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto quando o estudante é deficiente físico. A carga horária é composta de quatro horas diárias de atividades supervisionadas, chegando a 20 horas semanais, distribuídas de acordo com a necessidade da administração pública. Além da bolsa-estágio no valor de R$ 445, os universitários terão direito a auxílio-transporte e 30 dias de recesso remunerado, proporcionais. 

Podem participar do Partiu Estágio estudantes que residam na Bahia e que estejam regularmente matriculados em instituições de ensino superior com sede no estado, sejam estas estaduais, federais ou privadas. Ainda é necessário que os universitários possuam mais de 16 anos e que cursem graduações com aulas presenciais, tendo cumprido pelo menos 50% da carga horária.

Edital para reforço escolar

Nesta terça-feira (9), encerram as inscrições para o Partiu Estágio do Reforço Escolar. Estão sendo ofertadas 4.390 vagas aos universitários dos cursos de Educação Física, Letras Vernáculas e Matemática, distribuídas em todo o Estado, com foco no reforço escolar para a rede estadual de ensino. A novidade para este edital é que poderão se inscrever alunos na modalidade Educação à Distância (EAD), desde que a instituição possua polo na Bahia. As inscrições podem ser feitas pelo Portal da Educação.

[16:39, 8/4/2019] Isaac Jorge: Prezados, temos em vigor com a Rádio Sociedade uma parceria que contempla a veiculação de flashes com notícias do interior do estado na programação da emissora ao longo do dia. É o Giro Bahia. São 14 regionais, sendo nosso colega @Dimas Roque responsável por uma delas. Atualmente, a presença das ações do estado nesse noticiário é aquém do desejado. Podemos mudar isso com sugestões de pauta relativas às regiões em que atuamos. Não precisamos nos prender a inaugurações etc, apesar de estas não estarem descartadas. Obras em andamento, o bom desempenho de um programa governamental, ou de uma empresa incentivada, ou ainda algo pitoresco, em todas as áreas, tudo pode render pauta. Basta usarmos nossa criatividade. Os flashes são diários, precisamos de muitas sugestões. Então, não se preocupem com quantidade.

 As que chegarem serão bem-vindas. Valeu!

Nenhum comentário: