Observador faz registro raro de águia para o estado de São Paulo

Registro de águia-cinzenta - Foto: José Pireni


Há cinco anos, a vida do aposentado José Pireni mudou graças a uma nova paixão: a fotografia de aves. Quem vê este observador com equipamento fotográfico nas mãos todos os dias, não imagina que no passado ele tinha outro costume, o de caçar animais.

A fotografia permitiu a ele um novo contato com a vida selvagem, o de capturar espécies por meio de registros e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente. Em uma chácara próxima ao Parque Estadual do Morro do Diabo, maior remanescente de Mata Atlântica do estado de São Paulo, seo Pireni já conseguiu registrar uma diversidade de aves.

Entre tantos flagrantes um se destaca em especial: o da águia-cinzenta. O registro chamou atenção de vários outros observadores de aves do Brasil, afinal não é todo dia que se depara com um animal deste porte, quase no quintal de casa. Até onde se sabe esta espécie havia sido avistada a 150 quilômetros dali.

A águia-cinzenta é uma espécie ameaçada de extinção. O motivo? A caça e o desmatamento.

E mais do que apenas registrar a ave, seo Pireni está colaborando com pesquisas sobre essa espécie. Profissionais e ornitólogos estão utilizando as fotografias para compreender melhor a distribuição e ocorrência desta ave de rapina para o estado e até mesmo o País.


Fonte: G1

Nenhum comentário: