"Não vou praticar irresponsabilidade fiscal", afirma Rui sobre greve das universidades estaduais



O governador Rui Costa comentou nesta terça-feira (09) sobre a greve das universidades estaduais baianas. Rui lembrou que o Estado está no limite da capacidade financeira para remuneração de pessoal e não pode desrespeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). 

Na última segunda (08), em reunião com os reitores, o governador determinou a liberação imediata de R$ 36 milhões para investimento nas quatro universidades estaduais baianas. Ele também apresentou levantamento feito pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb) que mostra um aumento de 19,35%, nos últimos quatro anos, na folha de pagamento dos servidores das instituições. 

Os números apresentados na reunião ainda mostram que a Bahia está na contramão do resto do país. O Estado não só garantiu promoções a professores universitários nos últimos anos como, pela primeira vez na história, está pagando bolsas de estudo para alunos carentes das universidades estaduais. Já foram investidos R$ 34 milhões por meio do programa Mais Futuro.

Nenhum comentário: