Ampliação da rede de atendimento, é isso o que as mulheres querem.

Evento reúne segmento feminino, abrindo a série de conferências territoriais. Etapa estadual é prevista para 12 a 14 de novembro.

Ampliação de políticas públicas para mulheres, qualificação de serviços especializados, criação de secretarias municipais na área, foram algumas demandas levantadas já na manhã desta terça-feira (11), durante a Conferência Territorial de Politicas para as Mulheres, em Paulo Afonso. Cerca de 120 representantes de diversos municípios da região discutem, até amanhã (12) questões voltadas, principalmente, ao combate à violência e ao protagonismo e autonomia feminina.

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Paulo Afonso, Marileide Brasil, falou dos desafios para a superação da dependência das mulheres com relação aos homens, existente em boa parte das relações. “Temos que protagonizar nossas próprias conquistas. Ainda há mulheres subjugadas, em condição de desigualdade”, contextualizou.

Abrindo o evento, a secretária estadual de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa (foto), destacou o avanço da Bahia no acesso aos direitos sociais por parte do segmento feminino. “Com a criação de uma secretaria específica, por exemplo, queremos aprofundar a plataforma de políticas públicas”, disse, citando ações como mais equipamentos policiais e qualificação de serviços de abrigamento às vítimas, centros de referência, entre outros.

Participam do evento, no Memorial Chesf, mulheres do segmento quilombola, indígenas, donas de casa, do meio rural, além de profissionais como assistentes sociais e advogadas. “Estamos muito bem representadas, com um público bastante qualificado”, disse a articuladora do Território de Identidade Itaparica, Edvalda Aroucha. (SPM – Governo do Estado da Bahia)

Nenhum comentário: