Dirigentes da SDR participam do I Encontro de Diversificação para a Agricultura Familiar em Barra do Choça



Dirigentes da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), participaram do I Encontro de Diversificação para a Agricultura Familiar, em Barra do Choça, promovido pela Prefeitura Municipal, com o objetivo de debater estratégias e iniciativas que fortaleçam e impulsionem a produção rural local. 

O evento, que foi realizado nos dias 29 e 30 de outubro, na Fazenda Cotefave, contou com a participação de mais de 400 agricultores familiares que atuam no segmento da cafeicultura, apicultura e bovinocultura de leite. Na oportunidade, o secretário da SDR, Josias Gomes, realizou a entrega de 50 barracas para Feira Livre, por meio da ação Viva Feira e Feira Segura.

“Barra do Choça tem uma agricultura familiar pulsante e essas barracas ajudarão a qualificar a comercialização. É o nosso papel estar junto e buscar interagir com prefeitos e prefeitas que investem no segmento rural. Nosso intuito é trabalhar de maneira integrada, para resolver possíveis gargalos que existam e, assim, criar as condições que possam agregar valor aos sistemas produtivos beneficiados no município e território”, afirmou Josias.

Oberdan Rocha, prefeito de Barra do Choça, salientou que o evento foi importante para ter um panorama da produção rural do município, saber quais são os desafios e os sistemas produtivos estratégicos que precisam de mais atenção: “Estamos trabalhando pela diversificação além dos cafés especiais que são o nosso carro-chefe, incentivando a retomada da produção de leite e outras culturas. Nossas ações estão sendo feitas de maneira conjunta, com o apoio da SDR e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional”.

Marcia Silva Rocha, presidente de uma Associação de Apicultores em Barra do Choça, participou da atividade e pontuou que “hoje a agricultura familiar é muito importante para o nosso município. Sou apicultora há 15 anos e trabalho também com cafés especiais há 25. Esse encontro foi importante pois traz conhecimento para o produtor, além de podermos dialogar com a prefeitura sobre nossas necessidades”.

Participaram do evento o Assessor de Planejamento e Gestão da SDR, Flávio Campos, vereadores, representantes de sindicatos, cooperativas e outras autoridades.

 

Sobre Viva a Feira & Feira Segura

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem promovendo a campanha Viva Feira & Feira Segura e já entregou aproximadamente 5.181 barracas de feira padronizadas para 90 municípios baianos. Também foram entregues, para cerca de 380 municípios, 18.291 kits feirantes, contendo máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folheto, que explica a ação e informa os cuidados que os feirantes devem ter ao participar das feiras livres.

A campanha, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), foi intensificada na pandemia para adotar boas práticas de higiene e distanciamento social e atrair os consumidores para a compra dos produtos dos agricultores familiares que comercializam diretamente sua produção de alimentos, além de estimular a economia baiana.

Nenhum comentário: