Comunidades rurais de Seabra já contam atendimento a cerca de 15 mil novas famílias



Cerca de 50 mil pessoas na zona rural de 20 municípios da região de Seabra já contam com água tratada e de qualidade em suas casas. São 155 localidades rurais atendidas com os sistemas de abastecimento de água e saneamento, implantados pelo Governo do Estado da Bahia, por meio do projeto Bahia Produtiva, e entregues aos municípios, que delegam a prestação do serviço às Associações Comunitárias locais. Elas executam uma gestão compartilhada, administra e opera os sistemas de abastecimento de água filiadas à Central de Associações Comunitárias para Manutenção dos Sistemas de Saneamento.

A Central de Associações de Seabra é referência na Bahia, e tem servido de inspiração para outros municípios do Estado que desejam aderir ao modelo associativo. O Modelo Central é também adotado nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

O coordenador do projeto Bahia Produtiva, Fernando Cabral, avalia a ação: “Pelas lições aprendidas em outros projetos, essa é uma estratégia de sucesso e adequada para o meio rural. Proporciona água de qualidade, com custo acessível para a população rural do nosso estado”.

Um dos beneficiários é Fabiana Santana Oliveira, presidente da Associação do Povoado de Conceição, em Boninal: “Água é vida. Melhorou muito, porque antes a gente não tinha água, principalmente para as pessoas que moram na rede alta. Hoje temos água 24 horas e a comunidade está realizada”.  

A Central de Seabra abrange os municípios de Abaíra, Andaraí, Boninal, Bonito, Ibitiara, Ibicoara, Iraquara, Itaetê, Jussiape, Lençóis, Mucugê, Nova Redenção, Novo Horizonte, Palmeiras, Piatã, Rio de Contas, Seabra, Souto Soares, Utinga e Wagner.

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), cofinanciado pelo Banco Mundial.

Nenhum comentário: