Tá na internet: Em tempos de guerra, a esperança é vermelha.



Se o 7° congresso do PT for sério...

À frente, temos uma bifurcação: um caminho é o do partido popular e democrático, da não capitulação diante da luta de classes, da identificação com a luta do povo; o outro é do partido do sistema, da ilusão e da conciliação, alheio ao povo.


Essa bifurcação coloca em cheque a tática eleitoreira que se tornou estratégia, depois vício, cegueira e inaptidão, e que respira por aparelhos, já sem forças, pelo menos desde 2014. É justo dizer que o alvo dessa tática, o objetivo - alcançar a presidência da república - foi atingido. Mas a fome de governo gerou uma desnutrição silenciosa de poder. Não foi nenhum desafio para a direita tirar o PT do barco e destruir tudo que foi feito. O PT sacrificou o poder pela conciliação de classes, Bolsonaro armou os ricos e permite que mate pobre, preto, mulher.

O futuro nos reserva uma guerra de longa duração, que contará com muito enfrentamento, vítimas e necessidade de organização. O PT é o partido popular mais importante da história do Brasil, o único capaz de lutar pela soberania do povo, não a toa é o alvo principal da direita. É imprescindível deixar de lado a ideia de conciliação e reforçar a perspectiva da classe trabalhadora, do socialismo.

Por isso as tendências progressistas do PT se mobilizaram e lutaram muito para acontecer o 7° congresso, e pelo mesmo motivo a CNB lutou para não marcar a data. Sabem que não estão a altura do desafio que é este governo de extrema direita, não estão a altura já faz tempo. Mas se agarram a cadeira, atrasam o congresso, enfraquecem o processo eleitoral. Ora, o debate é essencial num ponto de virada histórica como o nosso. Há urgência e aqueles que não estão prontos para a verdadeira luta devem se retirar, liberar espaço na frente de batalha. O lugar das trabalhadoras e trabalhadores no Brasil, e o lugar do Brasil no mundo passam por essa eleição do diretório nacional e da presidência nacional do PT.

Estou com a Articulação de Esquerda.

Companheiro Valter Pomar para a presidência nacional do Partido dos Trabalhadores!

Por Rafael Justino.

Nenhum comentário: