Professores da rede estadual realizam neste sábado (27) planejamento pedagógico para o fortalecimento das aprendizagens


 

Este sábado (27) vai ser de muito planejamento nas escolas da rede estadual de ensino, da capital e do interior. Durante todo o dia, professores, coordenadores pedagógicos e gestores participarão de uma jornada que faz parte da segunda etapa da Semana Pedagógica 2019, promovida pela Secretaria da Educação do Estado. A atividade, que apresenta como tema "Pilares para a garantia do direito de aprender: currículo, formação, acompanhamento e avaliação", tem como objetivo planejar as ações pedagógicas para o segundo semestre do ano letivo corrente, tendo em vista a melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Os estudantes e as famílias envolvidos nos Colegiados Escolares também são convidados a participar.


O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e a equipe da Secretaria e dos 27 Núcleos Territoriais de Educação (NTE) participarão das atividades. O secretário falou sobre a importância deste grande movimento pedagógico pelo fortalecimento das aprendizagens. “Faremos uma avaliação do que realizamos ao longo do primeiro semestre e trataremos de fortalecer, ainda mais, os nossos passos até o final deste ano, falando sobre os resultados acadêmicos do primeiro semestre e produziremos, em cada escola, um Plano de Intervenção Pedagógica, descrevendo estratégias para a melhoria dos resultados, cuidando dos nossos desafios cotidianos nas áreas de Língua Portuguesa, de Matemática, Ciências, e, especialmente, cuidando, com muita responsabilidade, de cada unidade escolar, de cada sala de aula, de quem está nas escolas e das nossas agendas sempre nos preocupando com a aprendizagem dos nossos estudantes”, afirmou.

Durante a segunda etapa da Semana Pedagógica, será realizado um debate com a comunidade escolar sobre o desempenho dos estudantes no primeiro semestre do ano letivo e os resultados obtidos nas atividades avaliativas propostas pelo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE). A partir da análise desses indicadores, a proposta é elaborar um Plano de Intervenção Pedagógica para todos os componentes curriculares, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática.

A programação da Semana Pedagógica também inclui questões como a análise dos resultados qualitativos e quantitativos do processo de aprendizagem; o planejamento das ações pedagógicas para o segundo semestre de 2019, incluindo Sistema de Avaliação Baiano de Educação (SABE); e a mobilização para a prova SAEB, que será realizada entre outubro e novembro deste ano.

Nenhum comentário: