Lançado manifesto por uma UTI em Paulo Afonso/BA pela ABAME.

À tarde desta quarta feira foi agitada no centro da cidade. Na tribuna livre da Getúlio Vargas se encontrava uma pequena quantidade de evangélicos que surpreenderam a todos com um manifesto solicitando uma UTI – Unidade de Tratamento Intensivo.

Com o tema “Luta pela Vida” foi apresentado para população um abaixo-assinado que foi aceito imediatamente por todos que trafegavam o centro da cidade , comerciários, empresários, taxistas civis e militares.

Na tribuna o microfone foi aberto para toda população que aos poucos foram chegando e desabafando, demonstrando o descontentamento com a saúde publica. Muitos discursaram e o alvo maior foi os políticos de Paulo Afonso que por fazerem parte da área clinica e hospitalar nunca trouxeram para Paulo Afonso a nossa UTI.

Foi lembrado que a UTI foi discurso e promessa do Governador Jaques Wagner no palanque, que em 60 dias teríamos uma unidade emergencial implantada no hospital, quando aqui esteve, além da promessa da reforma do desgastado Terminal Rodoviário.

A ABAME sensível com esta causa no exercício da cidadania entende que muitas vidas poderiam está salvas caso tivesse uma unidade de emergência local, pois muitos pacientes morrem no meio do caminho ao serem deslocadas para outras cidades.

É direito do cidadão saúde de qualidade, pagamos impostos altíssimos para que os governos municipais, estaduais e federais gerem saúde com qualidade de vida.

Paulo Afonso está inserido no contexto hospitalar atendendo uma boa parte da região do são Francisco, ligada a Pernambuco, alagoas e Sergipe. E por este motivo se faz necessário que estas cidades circunvizinhas se envolvam com o manifesto para que em curto espaço de tempo o objetivo seja alcançado.

Declarou Pedro Santos que não podemos mais ficar calados com o descaso da saúde pública, que irá buscar forças em todos os órgãos públicos e privados e que sua determinação juntamente com a ABAME iremos até Salvador apresentar o MANIFESTO ao Governador e caso não seja resolvido, ai sim, iremos a Brasília e faremos campana até que a Presidente Dilma resolva o silencio da UTI.

Discursou na Tribuna Livre Rubens Oliveira (Empresário), Professor Fernando (UNEB), Ismaias Reis (SAMU), Arnaldo Ferreira (Locutor), Everaldo Araújo (Evangélico), Tony Filho (Radialista), Pastor João Marcos (Igreja Filhos de Jerusalém) todos eles sensibilizados com a causa e apoiando o manifesto.

O presidente da ABAME Silvio Pero apresentou a necessidade de cada habitante pauloafonsino em participar deste manifesto. Afirmou que se faz necessário esquecer nossas ideologias partidárias e eclesiásticas para lutar pela conquista deste ato de solidariedade que diz respeito à vida. Lutar pela UTI é pra mim, mais que meu dever, é o exercício da cidadania!

O manifesto terá continuidade na Getulio Vargas nesta quinta às 17h00, sexta e sábado enfrente a gráfico Jatobá, e domingo na Feira do CEASA. O baixo-assinado está sendo enviadas as instituições, escolas, igrejas, repartições públicas e cidades vizinhas. O alvo é para recolher 30 mil assinaturas em apenas 30 dias. Para que isso aconteça se faz necessária a colaboração de todos os órgãos públicos e privados, além de sites eletrônicos, jornais, blogs e meios de comunicação em geral.

Pedro Santos

Nenhum comentário: