16.8.21

Produtores de vinho catarinenses conhecem oportunidades de investimento na Bahia



Um grupo formado por 12 produtores de vinho de Santa Catarina visitou o Vale do São Francisco e Médio São Francisco baiano, neste final de semana, para conhecer oportunidades de investimentos e o potencial produtivo das regiões. Os empresários, representantes das vinícolas Floreti, Santa Augusta, Sam Michele, Girola e Panceri, integraram a comitiva do Governo do Estado liderada pelo vice-governador João Leão, secretário do Planejamento.

“O Vale do São Francisco é uma das novas regiões vitivinícolas brasileiras produtoras de vinhos finos e internacionalmente é referência na produção de frutas, devido às condições extremamente favoráveis de clima, abastecimento de água e solo. O médio São Francisco busca trilhar o mesmo caminho para tornar-se uma potência, não somente na produção de vinho como também em outros segmentos agroindustriais e na produção de bioenergia”, explica João Leão.

No sábado (14), a comitiva esteve no município de Casa Nova, onde visitou, dentre outros empreendimentos, as instalações da GrandValle, empresa dedicada à produção de vinhos de mesa, sucos, geleias e frutas in natura e a Vinícola TerraNova, do Grupo Miolo, que se dedica à produção de espumantes, vinhos jovens e frutados e suco de uva.

Já no domingo (15), no município de Barra, visitaram empreendimentos que integram o Polo Agroindustrial e Bioenergético do Médio São Francisco, como a Fazenda São José, que irá produzir soja, milho, feijão e tomate, a Fazenda Euroeste, do segmento da agropecuária, com expectativa de criação de 7,5 mil bois até o final de 2021, e a Fazenda Desterro, que atualmente produz inhame e batata, mas que futuramente também produzirá grãos.

"Os investidores ficaram entusiasmados e tenho certeza que virão investir no estado. Eles voltam para casa, vão dialogar com os sócios e em breve sentaremos com novamente, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, inclusive, para darmos prosseguimento nas tratativas", disse Leão.


Fazenda Escola Modelo

Ainda no domingo, os empresários conheceram as instalações da Fazenda Escola Modelo. O projeto visa o desenvolvimento de técnicas agropecuárias irrigadas, de sequeiro e agroindustriais dentro do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) Águas, no município de Barra. A unidade servirá como suporte de formação e capacitação profissional e de experiências para o Polo Agroindustrial. Entre os principais pilares do projeto está a integração de educação, agronegócios, cooperativismo e desenvolvimento socioeconômico.

Foto: Ascom/Seplan.

Nenhum comentário: