Rui entrega décima Policlínica Regional de Saúde em Juazeiro


A décima Policlínica Regional de Saúde foi entregue à população pelo governador Rui Costa, nesta terça-feira (30), em Juazeiro, no norte do estado. Com um investimento de R$ 21,3 milhões, a unidade dará assistência a dez municípios da região que formam o Consórcio Interfederativo de Saúde: Campo Alegre de Lourdes, Canudos, Casa Nova, Curaçá, Juazeiro, Pilão Arcado, Remanso, Sento Sé, Sobradinho e Uauá, ampliando a assistência para cerca de 530 mil baianos.


“O principal objetivo das policlínicas regionais é complementar a atenção básica de saúde. Eu tenho repetido sucessivas vezes que, na área da saúde, o mais importante é a prevenção e o diagnóstico precoce. Aqui na Policlínica não vai ter fila. Os pacientes virão aqui com dia e o horário marcados pelo posto de saúde da família, com toda a comodidade que o povo merece”, explicou o governador.

Rui também falou sobre os resultados obtidos pelas demais policlínicas que já foram entregues na Bahia. “O funcionamento das policlínicas está superando as nossas expectativas. Várias unidades estão fazendo mutirão nos finais de semana, para zerar a fila de procedimentos que tenham muita demanda em determinadas cidades. Já zeramos, por exemplo, a fila de tomografia e ressonância em várias regiões, devido a esse empenho da gestão de cada unidade”, explicou.

A partir desta quarta-feira (31), a Policlínica em Juazeiro passará a atender a população com uma equipe formada por 71 profissionais, incluindo médicos, enfermeiros, psicólogo, farmacêutico, nutricionista, ouvidor, assessores técnicos, assistente social, técnicos em enfermagem, técnicos em radiologia e assistentes administrativos. Ônibus equipados com ar condicionado e internet wi-fi realizarão o transporte dos pacientes que moram nos municípios vizinhos.

Especialidades

A unidade oferece consultas em especialidades como angiologia, cardiologia, endocrinologia, gastrenterologia, neurologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia, ginecologia/obstetrícia, mastologia e urologia. Também serão realizados exames como ressonância magnética (com e sem contraste), tomografia (com e sem contraste), mamografia, ultrassonografia com doppler, ecocardiografia, ergometria, mapa, holter, eletroencefalograma, raio-X, eletrocardiograma, endoscopia, colonoscopia, nasolaringoscopia, colposcopia, histeroscopia, cistoscopia, entre outros, ligados às especialidades de oftalmologia.

Rastreamento do câncer

Durante a inauguração, o governador também fez a entrega da unidade móvel do Programa de Rastreamento do Câncer de Colo de Útero e Mama. A iniciativa é resultado da parceria entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesab), o Instituto Avon e a Fundação Pio XII, entidade mantenedora do Hospital de Amor, de Barretos. 

Outras cinco unidades móveis serão entregues até outubro, contemplando as regiões de Jequié, Irecê, Teixeira de Freitas, Guanambi e Metropolitana de Salvador. Elas terão capacidade de realizar 127 exames por dia de mamografia e papanicolau. 

As policlínicas de Jequié, Irecê, Teixeira de Freitas e Guanambi, o Hospital da Mulher (Salvador) e o Instituto Ivete Sangalo (Juazeiro) serão as unidades fixas de referência dos veículos, sendo responsáveis pelo exames complementares de diagnóstico (mamografia com estereotaxia, ultrassom de mama, biópsia de mama e colo do útero), além de consultas médicas especializadas e aulas de educação continuada para os profissionais de saúde da região.

Também fez parte da agenda a entrega de cinco ambulâncias, que serão distribuídas para Juazeiro, Pilão Arcado, Sobradinho e Campo Formoso.

Segurança

Ainda em Juazeiro, Rui Costa entregou a nova sede da Coordenadoria Regional de Polícia Técnica (CRPT), situada no Complexo Policial de Juazeiro, e que contou com um investimento de R$ 1,4 milhão; e visitou o Colégio Estadual Rui Barbosa.

Por Lina Magalí

Foto: Manu Dias/GOVBA

Nenhum comentário: