Agricultores familiares do Vale do Jiquiriçá recebem mudas durante seminário que discutiu a produção rural do território


Para dinamizar os processos de produção com insumos de elevada qualidade, visando maior rentabilidade e produtividade para a agricultura familiar, foram entregues, nesta quarta-feira (24), 16.500 mil mudas de frutíferas e essências florestais, para agricultores do Território de Identidade Vale do Jiquiriçá, no município de Jiquiriçá.

A entrega aconteceu, no município de Jiquiriçá, durante o seminário Parceria Mais Forte - Governo do Estado e Sociedade Civil juntos pela Agricultura Familiar, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Consórcio de Desenvolvimento Sustentável do Vale do Jiquiriçá e com o Colegiado Territorial.


O seminário reuniu representantes da sociedade civil e do poder público estadual dos municípios da região para debater iniciativas que possam alavancar a produção rural dos municípios que compõem o Vale do Jiquiriçá.  Esse é o quinto encontro realizado pela SDR, com o objetivo de discutir iniciativas para o desenvolvimento da agricultura familiar da Bahia.

O secretário de Desenvolvimento Rural, Josias Gomes, destacou que nos  menores municípios o maior empregador é a agricultura familiar: “Temos mais de 700 mil propriedades da agricultura familiar pra cuidar e é por isso que  estamos chamando os prefeitos e os gestores municipais para que, juntos, possamos realizar ações  para aumentar a produtividade rural do estado".

O diretor-presidente da CAR, Wilson Dias, apontou que entre as ações executadas pelo Governo do Estado estão assistência técnica e extensão rural (Ater), fomento à produção e agroindustrialização: "Estamos apresentando um conjunto de possibilidades e analisando o que já foi feito para que possamos fazer mais e melhor. Esses seminários têm sido um momento importante, pois além de estar com toda a equipe da SDR, estamos com parceiros importantes como a 
Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a Agência de Defesa Agropecuária (Adab), para que possam ver o potencial que temos e juntos fazermos a economia dos municípios girar".

Dona Marinalva dos Santos de Jesus, agricultora familiar da comunidade de Macuca, produz cacau, guaraná, urucum, pimenta do reino, entre outros produtos. Segundo ela, com a entrega das mudas ela vai aumentar sua produção: "A expectativa é de a gente aumentar nossa renda".

Preservação do rio Jiquiriçá

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema), por recomendação do governador Rui Costa, colocou uma atenção especial nessa região, não só no contexto da sustentabilidade, mas principalmente no acompanhamento das ações de preservação do rio Jiquiriçá: “Tenho um compromisso com o Vale, não só enquanto secretário, mas, sobretudo, um compromisso sentimental. Passei a minha infância e adolescência tomando banho nesse rio, e hoje percebo o estreitamento do rio e seu desgaste ambiental. Portanto, estamos estabelecendo uma parceria com o Instituto Federal de Santa Inês para realizarmos um trabalho de preservação das matas ciliares e nascentes. Outra importante entrega, prevista para novembro, é o Plano da Bacia Hidrográfica do Rio Jiquiriçá, que pretendo apresentar e discutir com a comunidade local nos próximos meses”, informou João Carlos Oliveira, secretário da Sema.

Nenhum comentário: