Inundações e deslizamentos matam dezenas de pessoas e deixam milhares desabrigadas na Indonésia




Pelo menos 29 pessoas morreram em deslizamentos e inundações na Indonésia causados por chuvas fortes que atingiram o país, informou nesta segunda (29) a agência de desastres do país, segundo a Reuters. A província de Bengkulu, no lado sudoeste de Sumatra, foi atingida na sexta e sábado. Mais de 12 pessoas estão desaparecidas e 12 mil estão desabrigadas, de acordo com a EFE.

As fortes chuvas alagaram "de forma extensa" nove municípios e cidades de Bengkulu e provocaram deslizamentos de terra, disse o porta-voz da agência de gestão de desastres (BNPB), Sutopo Purwo Nugroho, em comunicado.

Também causaram danos em 184 casas, sete escolas e em infraestruturas, incluindo dezenas de estradas e pontes.


"Há dois distritos ainda isolados, Merigi Sakti e Pagar Jati, já que o acesso por estrada está coberto por deslizamentos de terra", explicou Nugroho.


Apesar de a água começar a baixar, muitas áreas continuam sem energia elétrica e a grande extensão afetada dificulta a distribuição de alimentos e ajuda em geral. As autoridades do país também alertam sobre o risco de contaminação por doenças, por causa da falta de água limpa.

Moradores carregam pertences com jangada improvisada depois da enchente de Bengkulu, na Indonésia.

Fonte: G1

Nenhum comentário: