Governo do Estado avisa: quem tirou as linhas de ônibus, foi a prefeitura de Salvador.

O Governo do Estado da Bahia informa que a retirada das linhas que circulam pelo Centro Administrativo da Bahia (CAB) foi uma decisão da Prefeitura Municipal do Salvador, logo após a inauguração de novas quatro estações da Linha 2 do Metrô, que passam pela Avenida Paralela. Ao todo, 20 “linhas de horário” (confira abaixo) deixaram de circular pelo CAB, sem comunicado prévio para a população da capital baiana. De acordo com a Prefeitura, no ano passado, uma média de 40 mil passageiros utilizaram os ônibus como meio de transporte público no CAB e adjacências. Além das 20 linhas municipais, a Prefeitura retirou de circulação ainda outra linha que conduzia passageiros ao CAB, conhecida popularmente como “Vermelhinho”. 

No lugar do “Vermelhinho”, o Governo do Estado, que avança com a expansão do metrô, disponibilizou quatro ônibus circulares à disposição dos passageiros. Esses ônibus circulares fazem o transporte, partindo das estações Pituaçu e CAB. O itinerário é feito das 6h às 19h30, de segunda a sexta-feira, de forma gratuita. Nas horas de maior movimento, como das 7h30 às 9h, das 12h às 14h e das 17h às 19h, os circulares saem dos pontos a cada dez minutos. Passando pelas passarelas das estações Pituaçu e CAB (próximo ao Colégio Estadual Bolivar Santana), os veículos circulam por todas as avenidas do CAB. 

Além disso, o Estado vai estudar a possibilidade de implantar novas “linhas de horário" regulares dos bairros que passaram a ser desassistidos para a estação de metrô mais próxima, de forma, a criar uma alternativa eficiente para o problema criado com o corte de linhas pela Prefeitura, que tinham destino ao CAB.

Seguem as linhas que deixaram de circular no CAB por decisão da Prefeitura:

CAB-Circular
Massaranduba-CAB
Sieiro-CAB
Fazenda Grande-CAB
Cajazeiras 7-CAB
Periperi/Paripe-CAB
Ribeira-CAB
Barra Avenida-CAB
Pirajá-CAB
Mal Rondon-CAB
Boa Vista S Caetano/Capelinha-CAB
Pernambués/Cabula-CAB
Pernambués/Sussuarana-CAB
Fazenda Garcia-CAB
IPAI/CX D'Água/CID Nova-CAB
Fazenda Grande 1/2 -CAB
Cosme de Farias/Luis Anselmo-CAB
Barra Avenida/Federação-CAB
Mirante de Peripei-CAB
IAPI/P. Miúdo/CX D'Água/CID No va-CAB.

Nenhum comentário: