13.10.20

Biofábrica da Bahia, produtos de couro e salada de flores no Rural Produtivo na TVE



Neste sábado (10), o Rural Produtivo da TVE vai falar sobre a produção do couro nobre vindo da cidade de Tucano, do Território do Sisal. O programa também visitou a Biofábrica da Bahia, na região cacaueira, e ainda conheceu o seu Zeinha, entusiasta da agricultura familiar na cidade de Ponto Novo. E, para inspirar a alimentação saudável, a receita desta semana é uma salada de flores comestíveis. A exibição é às 14h, com horário alternativo na segunda-feira (12), às 6h30, e na quinta-feira (15), às 20h.

A Cooperativa dos Produtos de Artefatos de Couro da Comunidade de Tracupá (Coopact), no município de Tucano, no Território do Sisal, é um belo exemplo de fortalecimento da cadeia produtiva por meio do cooperativismo. São 22 produtores que integram a cooperativa e que começaram a produzir bolsas, cintos, carteiras e outros produtos no quintal de suas casas. Hoje, com os incentivos do estado, os fabricantes prepararam um plano de negócio para que os pequenos produtores organizem sua gestão e desenvolvam o empreendimento.

Nossa equipe foi até a região do cacau, no sul do estado, visitar a Biofábrica da Bahia, que, há 20 anos, contribui para inclusão social e econômica através da doação de mudas para agricultores familiares.

Já em Ponto Novo, a 300 quilômetros de Salvador, a equipe conheceu seu Zeinha, um agricultor familiar que ama a produção da “comida de verdade”. Em 5 hectares de terra irrigada, ele planta goiaba, mandioca, maracujá, hortaliças, banana, melancia e a  mamona.

E ainda tem a receita de Primavera, na estação mais colorida do ano. Uma salada saudável com flores comestíveis, rúcula, alface e agrião. 

O Rural Produtivo é resultado da parceria da TVE com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e poderá ser assistido também na páginas.

Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:


Youtube.

Twitter.

SERVIÇO:

Programa ‘Rural Produtivo’

Sábado (10), às 14h. Horários alternativos: segundas-feiras, às 6h30, e quintas-feiras, às 20h

Onde: TVE, no Youtube e no Site da TVE.

Nenhum comentário: