Vídeo explica como instalar o Preço da Hora Bahia em seu celular

Disponível em páginas e redes sociais da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba), vídeo explicativo busca ajudar os consumidores com orientações sobre como baixar em seu celular o aplicativo Preço da Hora Bahia (PHB), do Governo do Estado, que permite pesquisar preços no mercado a partir de informações em tempo real extraídas das notas fiscais eletrônicas emitidas pelos estabelecimentos comerciais em todo o Estado. Baixado por cerca de 430 mil baianos, a ferramenta já em sua versão 1.2.122. Somente no mês de outubro, 90 mil usuários utilizaram a ferramenta. O Preço da Hora Bahia está disponível na Apple Store, no Google Play Store e também pelo site Preço da Hora.

O aplicativo permite a pesquisa em um raio de até 30 quilômetros de onde se localiza o usuário, em qualquer município do estado, além de trazer uma série de outras funcionalidades. Em três minutos, o vídeo apresenta de forma didática o passo a passo para quem deseja baixar o aplicativo e utilizar o seu celular para economizar, reunindo as informações de onde comprar pelo preço mais em conta.

De acordo com o vídeo, o usuário deve realizar uma verificação nas configurações do seu smartphone, visando liberar o acesso à localização, uma funcionalidade de extrema importância, uma vez que o aplicativo faz a varredura dos preços praticados pelos estabelecimentos mais próximos do usuário ou ainda na região que ele solicitar. Para começar a usar, basta aceitar os termos e condições de uso de acordo com a política de privacidade da plataforma, diz o tutorial. Estes são requisitos funcionais que precisam estar acionados para o bom funcionamento do aplicativo.

O tutorial ainda mostra, etapa por etapa, como realizar uma pesquisa de preços de determinado produto. “Digite na busca o produto ou o número do código de barras ou, ainda, utilize o leitor desse código, disponível no aplicativo. Quando você clicar vai aparecer uma lista de estabelecimentos vendendo este produto do menor para o maior preço”, orienta. A lista pode ser organizada de acordo com as preferências do usuário, que também pode visualizar no mapa onde está localizado o estabelecimento com o melhor preço.

O video demonstra ainda que no canal Filtros é possível ao usuário definir o raio de pesquisa ampliando ou reduzindo em quilômetros a abrangência da pesquisa, o horário da compra e a evolução dos preços por dia ou mês em todo o estado. Também é possível checar o endereço do estabelecimento, traçar rota para chegar ao local e encontrar o telefone para contato.

 

Canais

O aplicativo possui canais específicos para pesquisas em farmácias e postos de gasolina, permite denunciar contribuintes que se recusam a emitir a nota fiscal, entre outras irregularidades, e ainda disponibiliza o histórico de preços dos produtos. O usuário pode também compartilhar os preços e os produtos pesquisados com os amigos nas redes sociais ou favoritar seus produtos criando sua própria lista de compras ou seus estabelecimentos de preferência, “com locais já frequentados ou locais perto de casa ou do trabalho”, diz o tutorial.

Nenhum comentário: