Fazer FEDERAÇÂO com o PSB é ruim pra Lula e para o PT (Por Julian Rodrigues)



Desde que foi aprovada pelo Congresso nacional a “Federação” entre partidos que o assento é um dos mais debatidos por militantes do Partido dos Trabalhadores. Há os que concordam e há os que discordam. Uma dessas pessoas é o Julian Rodrigues. Ele é professor e jornalista, mestre em ciências humanas e sociais, é militante do movimento de Direitos Humanos e LGBTI. Idealizador da Frente Parlamentar LGBT, foi coordenador LGBT do governo Haddad e criador do Transcidadania.

No texto que segue vemos um grito entre os surdos na busca de poder ser ouvido. Você pode até não concordar com nada do texto, mas vale ser lido porque levanta questões que o debate sobre o assunto não mostrou até o momento para a militância. 

1) A legislação sobre Federação foi aprovada há 3 meses apenas. Ela MUDA TUDO no sistema eleitoral e partidário. E temos até março para deixar tudo pronto.

2) Criar uma Federação é criar um novo partido. Direção comum, Estatuto e programa próprios. Candidaturas comuns em todo o Brasil: para presidente, governador, senador, federal, estadual, prefeito e vereadores (em 2024);

3) A lei foi feita para ajudar o PCdoB e Rede (e eventualmente o PSOL): a ideia era salvar os partidos ideológicos da extinção;

4) As pessoas estão confundindo federação com coligação e aliança. O PT não precisa fazer Federação com PSB ou qualquer Partido para que venham a apoiar Lula – são papos totalmente distintos.

5) O PT votou contra coligações proporcionais. Um dos motivos é que, historicamente, o PT ajudava a eleger candidaturas de outros partidos!

6) Quanto mais forte estiver o PT, mais forte estará a campanha e o governo Lula. Precisamos eleger muitos deputados federais e senadores!!!!

7) Não confundir aliança com Federação. Uma coisa não está implicada com outra.

8) Não há nenhum estudo que mostre que fazer Federação melhora o desempenho do PT e mesmo da esquerda de conjunto.

9) Não há NENHUM debate acumulado que permita em apenas 3 meses, construir um PROGRAMA, um ESTATUTO e uma DIREÇÂO COMUM com o PSB. Para não falar em chapas comuns de deputado federal, deputado estadual, senador e governador em TODOS estados do país.

10) Uma Federação com PSOL E PCdoB, apesar de complicada, teria alguma lógica. Foram dois partidos contra o golpe, que caminham juntos com o PT. 

11) FEDERAÇÃO COM O PSB NÃO TEM LÓGICA NENHUMA.

12) Primeiro, é preciso lembrar: o PSB apoiou Aécio Neves em 2014. 

13) A Executiva Nacional do PSB orientou sua bancada a votar a favor do golpe contra Dilma. 29 Deputados votaram pelo golpe. Só 3 votaram contra.

14) O PSB não apoiou Haddad em 2014, apenas se absteve do processo nacional

15) A bancada do PSB no Congresso tem pelos menos um terço de deputados que votam com Bolsonaro e o “centrão” sistematicamente. Foram fundamentais para aprovar a PEC dos Precatórios. Mas, esses todos aí apoiam a Federação com o PT, por que será?

16) Fazer uma Federação sem discussão nenhuma, em tempo recorde terá consequências PROFUNDAS. Pro PT e pro governo Lula. É um jeito de puxar o PT à direita.

17) O PSB vai sugar votos do PT. Vamos eleger gente ligada ao Márcio França, ao Beto Albuquerque a um bando de direitista do PSB com nossos votos.

18) Imaginem o PT ter que colocar suas decisões para serem referendadas pela direção do PSB. Imaginem uma Federação com PSOL, PSB e PCdoB. Não seria natural que todos se juntassem contra o PT?

19) Vamos abrir mão da candidatura Haddad em São Paulo? Da candidatura do Contarato no Espírito Santo? Vamos apoiar o PSB no Rio Grande do Sul e retirar a candidatura do Edegar Preto que sobe como um foguete?

20) O PSB está entusiasmado com a Federação. É um jeito de “chupinhar” votos do PT e INFLUENCIAR A CAMPANHA E O GOVERNO LULA À DIREITA.

21) Não tem nenhum CONTA que seja boa para o PT. Nem eleitoral, nem política. Quem diz o contrário , mostre aí um estudo nacional. Não tem. 

22) Enfraquecer o PT é enfraquecer Lula e enfraquecer a esquerda. Simples assim. É trazer muita gente de direita  para nossa casa dizendo o que podemos ou não fazer.

23) Quem vai escrever o estatuto, o programa e montar a direção da Federação? Entre janeiro e março??? Quem vai:?

24) A base petista será ouvida??

25) Quem vai definir a lista deputados nos Estados?? E a de vereadores nas cidades?

26) Resumindo: SIM às alianças! Não À FEDERAÇÃO COM PSB (podemos discutir com o PSOL e PCDoB).

Por: Julian Rodrigues.

Nenhum comentário: