Já é São João no Nordeste

E o mês de junho chegou trazendo o clima de festa junina por todo o Nordeste. As ruas das cidades já começam ser ornamentadas, com bandeirolas e fogueiras em praças públicas, algumas dessas, ornamentais, mas a maioria será queimada na véspera da data principal, 24 de junho, quando se comemora o aniversário de São João, com suas ruas iluminadas pelas luzes refletidas pelos fogos que queimam.

As vitrines das lojas receberam cores fortes com vestidos de chitas e adereços juntinhos, e claro, nas lojas onde marcas de destaques na moda, também colocaram roupas alusivas as festividades, e quem tem dinheiro já está comprando as suas.

Cidades com festas tradicionais e que sempre contrataram atrações nacionais, este ano, optaram por uma programação mais dentro do orçamento, e não arriscaram nos gastos. É o caso de Paulo Afonso na Bahia, Canindé de São Francisco em Sergipe, e até a capital do forró, Caruaru, esta, esteve envolvida em uma polêmica ao colocar nos contratos das atrações o aviso de que “quem fizer manifestação política” teria seu cachê reduzido. Após reclamação de que isto seria Censura, a Prefeitura retirou o aviso.

E neste clima de festa, os turistas forrozeiros, circulam pelas estradas indo e vindo das cidades onde o som do forró já está sendo apresentado pelos artistas nordestinos. Este é o maior evento festivo do Brasil, começa em 1º de junho e só deve terminar em 30 do mesmo mês.

Depois de dois anos sem festas, os artistas locais e regionais já comemoram o retorno do forró.

Nenhum comentário: