Sistema de abastecimento de água é entregue em comunidades rurais de Caetité

Com a entrega do sistema integrado de abastecimento de água, 89 famílias das comunidades de Cinzeiro e Lagoa de Dentro, localizadas no município de Caetité, passam a contar com o abastecimento regular de água de qualidade.

A ação é do Governo do Estado, por meio do projeto Bahia Produtiva, que investiu R$ 883,9 mil na construção do sistema, que conta com sistema de bombeio, 2.789 metros de adutora, 8.744 metros de rede de distribuição, tratamento de água com cloração, dois reservatórios elevados e as ligações domiciliares com hidrômetro e mureta.

O morador da comunidade de Cinzeiro, Vagner Bonfim da Silva, comemora a chegada da água em sua comunidade. “Nossas vidas mudaram completamente. Antigamente, a água não chegava a todas as casas. Agora, todos têm água em suas torneiras, para cozinhar e para beber. Estou muito feliz”.

A gestão do sistema de abastecimento de água é realizada pela Central de Associações Comunitárias de Caetité, implantada pelo projeto Bahia Produtiva. A Central é responsável pela manutenção, operação, administração e controle da qualidade da água que chega para as famílias e também promove ações educativas sobre o uso racional da água, preservação dos mananciais e sobre a importância do associativismo, contribuindo, assim, para o desenvolvimento local.

As obras foram executadas por meio da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento do Estado da Bahia (Cerb), órgão vinculado à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento (SIHS).  

O Bahia Produtiva é um projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.

 

Nenhum comentário: