A Feira é inspirada na Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bahia, realizada em Salvador, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), e tem o objetivo de fortalecer iniciativas integradas de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste, principal bandeira dos estados que compõem o Consórcio Nordeste.
Sucesso em edições anteriores, a Bahia também leva para o evento os quiosques de alimentação Chocolateria, Umbuteria, Licuriteria, Beijuteria e Bodeteria que prometem conquistar o público com seus sabores derivados de chocolate, umbu, licuri, mandioca e cortes de caprinos e ovinos, respectivamente.
O evento visa ainda proporcionar o intercâmbio de políticas públicas envolvendo governos e movimentos sociais, fortalecer o cooperativismo solidário e a comercialização desses produtos. Também serão realizadas formações, com palestras, oficinas e cursos sobre acesso à terra, sistemas agroalimentares, produção de alimentos saudáveis e agroecologia. A previsão é receber um público visitante de mais de 10 mil pessoas durante os cinco dias do evento, que terá entrada gratuita.
A participação das cooperativas da agricultura familiar da
Bahia na Fenafes é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Companhia
de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à SDR, com
cofinanciamento do Banco Mundial e do Fida, respectivamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário