O superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Ranieri Muricy, falou sobre o momento do Planejamento Estratégico no Estado. “A Seplan vive um momento importante de atualização dos instrumentos de planejamento e dentre eles o PDI, o Plano de Desenvolvimento Integrado da Bahia que aponta para 2035, um trabalho cotidiano que vem sendo realizado desde 2018 com a parceria da SDE (Secretaria de Desenvolvimento Econômico) e do Codes (Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Bahia). Recentemente a Seplan assumiu o plano, exatamente porque ele é vinculante para que as demais políticas públicas possam ser planejadas”, explica.
Muricy ressalta ainda que este é um momento em que a Seplan dialoga com todas as secretarias para construção de uma carteira de projetos, parte integrante do PDI, e neste sentido os projetos precisam representar um grau de mobilização e consciência de todo o governo. “Desta forma, a Seplan, como secretaria sistêmica, está trabalhando para concluir esta carteira de projetos a fim de que esta sirva como base para o novo ciclo de desenvolvimento que a Bahia pretende viver”, conclui.
O PDI foi elaborado em 2018 pela Seplan com apoio do Codes e da SDE contou com o envolvimento de diversos atores e instituições. Em 2019, iniciou-se o levantamento de projetos pensados e em andamento nos instrumentos de planejamento que permitissem implementar o plano. O trabalho tem como foco a identificação dos diferentes projetos, nas diversas políticas públicas, que se relacionem e se complementem, permitindo organizar investimentos que deem conformação a um desenvolvimento inclusivo, sustentável e dinâmico.
A carteira de projetos, de acordo com a SDE/Seplan, será o resultado da estratégia de planejar de forma preventiva e proativa no Estado, reposicionando o planejamento de longo prazo como instrumento orientador do Estado, reposicionando a esfera pública como agente de transformação e direcionador de ações e projetos que resultem em desenvolvimento integrado.
Atualmente a Seplan conta com a consultoria da CP
Empreendimentos, empresa contratada através do Programa das Nações Unidas para
o Desenvolvimento (PNUD) para apoiar o Estado nesse levantamento de projetos em
diversas secretarias e órgãos da administração, criando uma metodologia de
hierarquização que possa dotar os agentes públicos de condições para a decisão
de alocar os investimentos de forma setorial e territorial.
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