12.12.21

12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária inicia programação virtual nesta segunda-feira (13)

A partir desta segunda-feira (13), iniciam-se os eventos virtuais da 12ª Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária. As atividades são momentos importantes para o avanço dos debatessobre questões essenciais para a agricultura familiar da Bahia, com temas sobre mulheres rurais, assistência técnica, Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), economia solidária, apicultura e meliponicultura e agroindústria familiar.

Na segunda-feira (13), teremos o VI Encontro Estadual de Mulheres Rurais, das 9h às 17h, com a presença da diretora de Inovação e Sustentabilidade da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Maria Auxiliadora Alvim, e da gestora da Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA), Camilla Batista. Pela tarde, das 14h às 17h, ocorre palestra sobre A Política Pública de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) na Bahia, com o superintendente da Bahiater, Lanns Almeida.

Já na terça-feira (14), das 9h às 17h, será realizado o III Seminário de Formação em Extensão Rural, com o tema: Os desafios de extensão rural, do ensino à prática, com a participação do coordenador técnico de Pesquisa e Inovação da Cepex/SDR, Leonardo Farias. Pela tarde, das 14h às 17h, o debate sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) no Estado da Bahia 2021/2022 tem como responsáveis a coordenadora de Mercado Institucional da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF), Sandra Leá, e a diretora de Suprimento e Alimentação Escolar, da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC), Déa Miranda.

Na quarta-feira (15), dia de abertura da Feira presencial, que acontece no Parque Costa Azul, em Salvador, será realizado, ainda no formato virtual, das 14h às 17h, o I Seminário Baiano da Agroindústria Familiar: Avanço da Política de Agroindústria na Bahia, com a participação do diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Wilson Dias, e do presidente do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da Bahia (Consea), José Moacir dos Santos.

Na quinta-feira (16), a programação está cheia de diálogos enriquecedores. Das 9h às 12h, acontece o Seminário de 18 anos da Câmara Setorial da Apicultura e Meliponicultura, com a coordenadora de Apicultura e Meliponicultura da SUAF/SDR, Marivanda Eloy, e a técnica da SUAF/SDR, Teresinha Braga. E em paralelo, será realizado o Ato comemorativo dos 10 anos da Política Estadual de Economia Solidária do Estado da Bahia, com representantes do Fórum Baiano da Economia Solidária, do Fórum Baiano da Agricultura Familiar e da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre).

Concomitantemente, durante todo o dia 16 de dezembro, será realizado também o V Simpósio de Pesquisas e Experiências em Agricultura Familiar, com o tema: Contribuições da Agricultura Familiar para a Alimentação Saudável e a Saúde das Pessoas e do Planeta, organizado também pelo coordenador técnico da Cepex/SDR, Leonardo Farias.

Para fechar a quinta-feira, acontece o II Workshop: Qualificando o Garantia-Safra na Bahia – 17 anos de Proteção à Agricultura Familiar, com o diretor de Apoio e Fomento à Produção da SUAF/SDR, Welliton Rezende Hassegawa, e o coordenador estadual do Programa Garantia-Safra, Alexandre Contreiras.

Na sexta-feira (17), a programação virtual se encerra com o Encontro dos Agentes Comunitários Rurais (ACR) dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, sob a responsabilidade do assessor técnico especial da CAR, Ivan Fontes. O encontro será pela manhã, das 9h às 12h.

Nenhum comentário: