Comissão da Igualdade promove exibição de documentário sobre identidade quilombola.

A Comissão Especial de Promoção da Igualdade (Cepi) da Assembleia Legislativa da Bahia promove, nesta terça-feira (07), às 10h, no saguão da Casa, a exibição do documentário Ser Quilombola, sob a direção da jornalista Jaqueline Barreto. O trabalho faz uma abordagem sobre os elementos que constituem a identidade quilombola, a partir das comunidades de São Francisco do Paraguaçu e Porteiras, localizadas, respectivamente, nos municípios baianos de Cachoeira e Entre Rios.

O audiovisual conta com a participação dos historiadores Ubiratan Castro e João José Reis, da socióloga e professora da Universidade Federal da Bahia, Lídia Cardel; da representante da Fundação Cultural Palmares, Luciana Mota; e do sociólogo Walter Altino. O documentário também debate o decreto 4.887/03, criado pelo Governo Federal como instrumento para efetivação de políticas públicas dessas comunidades e que está sob ameaça no Supremo Tribunal Federal.

Além da Comissão da Igualdade, a exibição tem o apoio do Núcleo Omi-Dùdú; o Instituto Mídia Étnica; o programa de rádio Evolução Hip hop (Educadora FM) e do CMA (Comunicação, Militância e Atitude).

Da assessoria do Deputado Bira Corôa (PT).

Nenhum comentário: