Programa Nuclear Brasileiro: É preciso mapear riscos e aprofundar debates.


O senador Walter Pinheiro (PT-BA) afirmou que é preciso mapear os riscos e aprofundar os debates sobre o programa nuclear brasileiro, durante audiência pública realizada no Senado, nesta quarta-feira (23), para discutir a segurança e o programa de ampliação da geração de energia nuclear no Brasil.

“É possível aprofundar o programa nuclear brasileiro ou é necessário puxar o freio de mão, depois do acidente da usina de Fukushima?”, questionou Pinheiro, expressando o dilema do setor durante o debate que envolveu as comissões de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT), de Meio Ambiente e Defesa do Consumidor (CMA) e de Serviços de Infraestrutura (CI).

Expressando preocupação e cautela, Pinheiro defendeu reavaliar os planos operacionais já existentes através de atualização do sistema, por meio de remodelagens estratégicas, domínio tecnológico, capacitação e treinamento de segurança para a população. “Os debates vão ajudar a esclarecer nossas dúvidas e consolidar nossas posições”, disse o senador.

CEMU - Pinheiro tem insistido, desde o início do mandato, em duas ações nacionais preventivas em relação a acidentes: a garantia de recursos para trabalhar com as áreas de risco e um programa nacional de centro de monitoração e emergências. “Nós não temos nenhum centro único de monitoração e emergência instalado no Brasil, prática já usada em diversos países. Por isso, vou apresentar uma proposta no Senado para criar o Programa Nacional de Centros de Emergências e Monitoração – Único, o CEMU”, disse.

O senador Pinheiro foi um dos autores do requerimento para a realização da audiência, que teve como convidados o diretor-presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva, e o diretor de Radioproteção e Segurança Nuclear da Comissão de Energia Nuclear, Laércio Antonio Vinhas. A audiência foi conduzida pelos presidentes das três comissões: Lúcia Vânia (CI), Eduardo Braga (CCT) e Rodrigo Rollemberg (CMA). Na próxima semana ocorrerá uma nova audiência para dar continuidade ao debate.

Nenhum comentário: