A Coelba, a Terceirização e os Acidentes Fatais.

A Coelba continua com o título absoluto de campeã brasileira nas mortes de trabalhadores terceirizados por acidente de trabalho. Segundo a Fundação Coge no ano de 2009 (o relatório referente a 2010 ainda não foi publicado), mais uma vez a Coelba ficou em primeiro lugar no item de Acidentes Fatais com Terceirizados. Foram seis trabalhadores mortos. Conforme mostra o gráfico abaixo ou no site.

Segundo pesquisa do DIEESE intitulado "Terceirização e morte no trabalho: um olhar sobre o setor elétrico brasileiro", está comprovado que no setor elétrico, devido às precárias condições de trabalho, visando maiores lucros, o risco de morte de trabalhadores é muito maior nas terceirizadas. O trabalho é finalizado com a seguinte conclusão.

"Entre as conclusões do estudo destacam-se o nível de terceirização do setor elétrico, na casa dos 58,3% da força de trabalho, e o resultado obtido com a apuração das taxas de mortalidade por acidente de trabalho, que se mostraram substancialmente mais elevadas entre os terceirizados do que as apuradas para o segmento próprio. O resultado permitiu concluir que existe maior risco de morte associado ao segmento terceirizado da força de trabalho.".
Leua a matéria completa aqui.

Nenhum comentário: