Congresso aprova nova reunião de diretório e encontro extraordinário para escolher senador do PT.

No primeiro dia de seu Congresso Estadual, que termina amanhã no Hotel Fiesta, o PT aprovou hoje a resolução que transfere para um encontro extraordinário a ser realizado daqui a duas semanas a decisão sobre a escolha do candidato a senador do partido na chapa do governador Jaques Wagner, caso não haja até lá um consenso entre os três pré-candidatos: Waldir Pires, Walter Pinheiro e Nelson Pelegrino.

O Congresso aprovou também a realização de um nova reunião do diretório estadual da legenda para o próximo sábado afim de buscar uma primeira tentativa formal de acordo entre as três pré-candidaturas antes do encontro extraordinário. Na reunião de hoje, o ex-deputado federal Emiliano José, um waldirista convicto, conseguiu aprovar uma emenda à resolução que inicialmente causou apreensão em determinados setores do partido.

A emenda estabelece como mesmo colégio eleitoral do encontro extraordinário o universo de delegados formalmente aptos a votar no Congresso deste final de semana. Seria uma forma de buscar assegurar na reunião extraordinária o mesmo clima favorável a Waldir Pires registrado no evento de hoje, onde o ex-governador foi diversas vezes ovacionado, como se tornou uma praxe em solenidades petistas.

Conforme registrado neste Política Livre, o encontro caminhava até ontem para a indicação de Walter Pinheiro como provável candidato a senador até declarações dadas pelo parlamentar, interpretadas como vacilantes com relação a seu real projeto político para os próximos anos. O resultado foi que Nelson Pelegrino resolveu recolocar sua candidatura ao Senado, depois de praticamente capitular (Ver aqui).

Por Raul Monteiro do Política Livre.

Nenhum comentário: