Waldiristas ganham tese e candidato a senador do PT sairá de encontro extraordinário. (Por raul Monteiro)

Pressionados pelo argumento de que a escolha do candidato a senador do PT pelo diretório estadual poderia configurar uma medida autoritária que deporia contra a história do partido na Bahia, deputados estaduais e federais da legenda acordaram hoje, em reunião, delegar o processo de definição de candidatura para um encontro extraordinário a ser realizado, provavelmente, no próximo domingo.

A sugestão de que a escolha ocorresse no âmbito de uma reunião extraordinária foi aprovada no encontro estadual que o PT realizou há cerca de uma semana, o qual também definiu o diretório como instância para a discussão e a busca do consenso em torno do candidato petista a senador. Sem o consenso, entretanto, a alternativa será um bate-chapa entre os candidatos Walter Pinheiro e Waldir Pires no evento extraordinário.

No encontro de hoje, o deputado federal Geraldo Simões, o ex-deputado federal Emiliano José e Moisés Souza, da tendência Movimento PT, apesar de isolados na defesa da candidatura de Waldir, foram vitoriosos na tese de que o encontro extraordinário, com cerca de 370 delegados, mesmo contingente que votou no encontro estadual petista recente, é a instância adequada para a escolha do candidato a senador. A reunião, realizada pela manhã, serviu também para que o grupo presenciasse uma nova defecção em torno da defesa de Waldir: alegando que suas bases consideram mais viável a candidatura de Pinheiro, o deputado federal Zezéu Ribeiro comunicou oficialmente na reunião que estava, a partir daquele momento, retirando seu apoio ao ex-governador para apoiar o nome do parlamentar petista.

Nenhum comentário: