
Renan, que antes da chegada da comitiva estava acompanhado também dos prefeitos dos municípios de Delmiro Gouveia, Luiz Carlos Costa, de Arapiraca, Luciano Barbosa, de Senador Rui Palmeira, Siloé Moura e de Penedo, Alexandre Toledo, assim como do ex-prefeito de Piranhas, Inácio Loyola, destacou a importância do novo roteiro turístico alagoano como uma das maneiras de dar maior visibilidade à região.
“Esse passeio irá proporcionar condições para que todo o País tenha oportunidade de conhecer as belezas e a riquezas dessa região, trazendo, como conseqüência, maior incremento e desenvolvimento aos setores turísticos e econômicos dos municípios banhados pelo São Francisco em Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia, já que a viagem começa em Piaçabuçu e termina em Paulo Afonso, passando pelos quatro estados”, disse o senador.
Renan recordou que Dom Pedro II, mesmo enfrentando momentos de crise política, já teve, naquela época, a iniciativa de investir na riqueza às margens do São Francisco. “Na antológica expedição pelo Nordeste brasileiro, Dom Pedro II idealizou uma rota para proporcionar o intercâmbio comercial e cultural entre o Sul e o Norte do País, incluindo em seu roteiro a viagem que essa expedição está fazendo desde sexta-feira pelo Velho Chico”, recordou.
Meio ambiente
O senador destacou também a importância da se preservar o meio ambiente. “O passar do tempo grava muitas dúvidas e poucas certezas em nosso espírito. Mas uma das raras convicções perenes é a necessidade de proteger o patrimônio ambiental, histórico e cultural de um povo. Sem isso, perde-se a memória, a identidade e, com elas, a possibilidade de compreender o mundo em que vivemos e trabalhar por ele”, completou.
Por fim, Renan Calheiros reforçou o trabalho que vem empenhando em Brasília, a fim de conseguir alocar recursos necessários para executar os principais projetos de desenvolvimento do Estado. “Tenho trabalhado diariamente para ajudar a melhorar as condições de Alagoas e estou totalmente à disposição para colaborar no que for preciso com esse empreendimento digno de elogio e que certamente incentivará o turismo na região do Baixo São Francisco, criando emprego e renda para a população, além de proporcionar a preservação de um manancial histórico e cultural, que sensibilizará a todos que o conhecem”, finalizou.
Expedição.
Entre os integrantes da expedição estão o bisneto da princesa Izabel e trineto de Dom Pedro II, Dom João Henrique de Orleans e Bragança, o governador Teotonio Vilela Filho, o desembargador Washington Luiz, o deputado federal Benedito de Lira, o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, e a deputada estadual Cáthia Lisboa, além jornalistas e agentes de turismo de vários Estados do Brasil. O percurso, de Piaçabuçu a Paulo Afonso, tem 1.476 quilômetros de extensão.
A iniciativa do roteiro turístico é dos turismólogos Ana Rogatto e Jairo Oliveira e da professora Lúcia Regueira, com o apoio do governo do Estado e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae-AL). Conta ainda com a parceria da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), das prefeituras dos municípios envolvidos no roteiro, das empresas Opara Turismo, Angicotours e Aeroturismo.
De Piaçabuçu, a expedição passou pelas cidades alagoanas de Penedo, Porto Real do Colégio, Traipu, Pão de Açúcar e Piranhas. Do outro lado do rio, na cidade sergipana de Propriá e, ainda, na cidade pernambucana de Jatobá. A viagem termina amanhã em Paulo Afonso (BA). Na passagem por esses lugares, os expedicionários foram recepcionados com almoços, jantares, show pirotécnico, apresentações musicais e manifestações culturais e folclóricas.
Fonte: Assessoria.
Nenhum comentário:
Postar um comentário