Renan destaca importância do novo roteiro turístico alagoano.

O senador Renan Calheiros, líder do PMDB no Senado, participou neste domingo (18), na cidade de Piranhas, com a prefeita Mellina Freitas, outras autoridades da região e os moradores do município, da recepção aos integrantes da expedição Caminhos do Imperador, que saiu de Piaçabuçu na sexta-feira, 16, para percorrer, durante quatro dias, até a cidade de Paulo Afonso (BA), o mesmo percurso que o imperador Dom Pedro II fez há 150 anos num passeio exótico e de forte apelo ecológico diante das belezas encantadoras do Velho Chico.

Renan, que antes da chegada da comitiva estava acompanhado também dos prefeitos dos municípios de Delmiro Gouveia, Luiz Carlos Costa, de Arapiraca, Luciano Barbosa, de Senador Rui Palmeira, Siloé Moura e de Penedo, Alexandre Toledo, assim como do ex-prefeito de Piranhas, Inácio Loyola, destacou a importância do novo roteiro turístico alagoano como uma das maneiras de dar maior visibilidade à região.

“Esse passeio irá proporcionar condições para que todo o País tenha oportunidade de conhecer as belezas e a riquezas dessa região, trazendo, como conseqüência, maior incremento e desenvolvimento aos setores turísticos e econômicos dos municípios banhados pelo São Francisco em Alagoas, Sergipe, Pernambuco e Bahia, já que a viagem começa em Piaçabuçu e termina em Paulo Afonso, passando pelos quatro estados”, disse o senador.

Renan recordou que Dom Pedro II, mesmo enfrentando momentos de crise política, já teve, naquela época, a iniciativa de investir na riqueza às margens do São Francisco. “Na antológica expedição pelo Nordeste brasileiro, Dom Pedro II idealizou uma rota para proporcionar o intercâmbio comercial e cultural entre o Sul e o Norte do País, incluindo em seu roteiro a viagem que essa expedição está fazendo desde sexta-feira pelo Velho Chico”, recordou.
Meio ambiente
O senador destacou também a importância da se preservar o meio ambiente. “O passar do tempo grava muitas dúvidas e poucas certezas em nosso espírito. Mas uma das raras convicções perenes é a necessidade de proteger o patrimônio ambiental, histórico e cultural de um povo. Sem isso, perde-se a memória, a identidade e, com elas, a possibilidade de compreender o mundo em que vivemos e trabalhar por ele”, completou.

Por fim, Renan Calheiros reforçou o trabalho que vem empenhando em Brasília, a fim de conseguir alocar recursos necessários para executar os principais projetos de desenvolvimento do Estado. “Tenho trabalhado diariamente para ajudar a melhorar as condições de Alagoas e estou totalmente à disposição para colaborar no que for preciso com esse empreendimento digno de elogio e que certamente incentivará o turismo na região do Baixo São Francisco, criando emprego e renda para a população, além de proporcionar a preservação de um manancial histórico e cultural, que sensibilizará a todos que o conhecem”, finalizou.

Expedição.

Entre os integrantes da expedição estão o bisneto da princesa Izabel e trineto de Dom Pedro II, Dom João Henrique de Orleans e Bragança, o governador Teotonio Vilela Filho, o desembargador Washington Luiz, o deputado federal Benedito de Lira, o prefeito de Marechal Deodoro, Cristiano Matheus, e a deputada estadual Cáthia Lisboa, além jornalistas e agentes de turismo de vários Estados do Brasil. O percurso, de Piaçabuçu a Paulo Afonso, tem 1.476 quilômetros de extensão.

A iniciativa do roteiro turístico é dos turismólogos Ana Rogatto e Jairo Oliveira e da professora Lúcia Regueira, com o apoio do governo do Estado e do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Alagoas (Sebrae-AL). Conta ainda com a parceria da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), das prefeituras dos municípios envolvidos no roteiro, das empresas Opara Turismo, Angicotours e Aeroturismo.

De Piaçabuçu, a expedição passou pelas cidades alagoanas de Penedo, Porto Real do Colégio, Traipu, Pão de Açúcar e Piranhas. Do outro lado do rio, na cidade sergipana de Propriá e, ainda, na cidade pernambucana de Jatobá. A viagem termina amanhã em Paulo Afonso (BA). Na passagem por esses lugares, os expedicionários foram recepcionados com almoços, jantares, show pirotécnico, apresentações musicais e manifestações culturais e folclóricas.

Fonte: Assessoria.

Nenhum comentário: