Bahia recebe 14 povos indígenas para Encontro das Culturas.

Encontro reuniu 14 povos indígenas em Rodelas na Bahia.

Entre os dias 16 a 19 de outubro, aconteceu o Encontro das Culturas dos 14 Povos Indígenas (E14). O evento, foi marcado pelo intercâmbio cultural entre os 14 povos indígenas da Bahia, realizado na aldeia do povo Tuxá em Rodelas (BA), nordeste do estado, a 550 km de Salvador. Aconteceram rituais, apresentações artísticas e mesas com indígenas e especialistas.
O governo estadual, em parceria com o governo federal e municipal, deu todo o apoio logístico para a organização do evento. A FUNAI articulou a ida de 300 indígenas, que representaram todos os povos de todo o estado durante o evento. “O papel do Estado neste encontro é o de promover a aproximação entre os povos indígenas, de maneira que eles possam interagir entre si, intercambiar idéias e culturas, trocar segredos, vivificar tradições”, destaca Hirton Fernandes, coordenador do E-14 e do Núcleo de Culturas Populares e Indentitárias da Secult, de onde partiu a iniciativa do Encontro.

O grupo executivo que organizou o evento foi formado por representantes das secretarias estaduais de Cultura, do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação, Fundação Nacional do Índio (FUNAI), Ministério da Cultura/Secretaria de Identidade e Diversidade, Universidade Católica de Salvador, Universidade Federal da Bahia, Associação Nacional de Ação Indigenista (ANAI), Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), Prefeitura Municipal de Rodelas, e lideranças indígenas de diversos povos.
Da Web Brasil.

Nenhum comentário: