A recente divulgação pelo MEC dos resultados do ENADE, Exame Nacional de Avaliação da Educação Superior, aponta o curso de Pedagogia do Campus VIII – Paulo Afonso, entre os melhores dos cursos da área oferecidos pela UNEB (melhor resultado entre IES na Bahia) em todo o Estado.
O Departamento de Educação (DEDC) de Paulo Afonso alcançou o conceito 4. O conceito máximo dentro da escala do exame é 5. E entre os mais de mil cursos de Pedagogia espalhados pelo Brasil e avaliados pelo MEC, poucos foram os que obtiveram o conceito máximo. Entre eles Universidades de grande renome e tradição tais como Federal de Minas Gerais, Federal do Rio Grande do Sul, Federal de São Luiz Del rei, por exemplo.
Com isso, o curso de Pedagogia do Campus VIII da UNEB, de acordo com o ENADE obteve a maior avaliação dentro do Estado e também está entre os melhores do país. O resultado trouxe grande contentamento para a comunidade universitária e tem repercutido muito positivamente na mídia local e na sociedade em geral.
Para nós é a confirmação de estarmos contribuindo satisfatoriamente na formação de educadores de nível superior de fato. Uma contribuição efetiva na permanente busca de Educação de qualidade.
Outro destaque deve-se à queda de leituras preconceituosas sobre a produção do conhecimento fora dos grandes centros urbanos, mais especificamente no Sertão nordestino.
Aqui, o Rio São Francisco e a caatinga viram parede, o Sol e a Lua do Sertão viram teto e nos sentimentos numa escola a céu aberto, aprendendo na, com e para a vida.
Com a iminência da implantação de uma escola de aplicação e do laboratório de Pedagogia nas instalações do novo campus universitário, articulados com grupos de pesquisa já existente no DEDC, como o CASULO, o NECTAS e o OPARÁ, e também com a consolidação do novo projeto do curso (mais contemporâneo, flexível e contextualizado) elaborado pela GERDE/PROGRAD e aprovado pelo CONSEPE, a tendência é que o curso se qualifique ainda mais.
Um coletivo de fatos pode ser mencionado como motivador de tal sucesso. O uso de práticas pedagógicas inovadoras, a experimentação de concepções e instrumentos de avaliação diferenciados, a estreita articulação entre teoria e prática e entre ensino, a pesquisa qualitativa e a extensão de excelência (amplamente destacados em eventos científicos como a SIEPEX) são pontos fortes do curso e atestam grandezas acadêmicas que estão para muito além das avaliações instituições formais.
Segundo Cristiane Garcia, Coordenadora do Colegiado,“o bom desempenho reflete esforço coletivo de toda comunidade prol da contínua qualificação do nosso trabalho. É um resultado recebido com alegria, especialmente por ser alcançado no seio do Sertão nordestino. Mas também traz a responsabilidade não só de manter, mas elevar o padrão de qualidade do curso". Para os(as) estudantes o sentimento é de contentamento.
“Sempre me orgulhei de fazer Pedagogia na UNEB e agora temos ainda mais motivos para tal. Este resultado tem ainda o mérito de dar visibilidade ao trabalho que aqui vem sendo desenvolvido, pois nós já sabíamos do nível do curso”,sustenta Renata Varjão, estudante do oitavo período.
Do Blog do Amilton.
Nenhum comentário:
Postar um comentário