Sistema PAIS é tema de episódio no Conhecendo o Mercado

Está no ar mais uma edição do Conhecendo o Mercado, o podcast que divulga informações e dicas para descomplicar a vida e alavancar os negócios do agricultor e agricultora familiar. No episódio desta quarta-feira (12), o tema aborda o Sistema de Produção Agroecológica, Integrada e Sustentável (PAIS), que é uma estratégia de plantio muito utilizada pelos agricultores e agricultoras familiares. No sistema são utilizados os bens naturais, de forma sustentável, integrando o ecossistema e reduzindo os custos na produção da agricultura familiar.

Segundo Marcelo Miranda, técnico da Coordenação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) do Bahia Produtiva, projeto executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), esse não é um sistema pensado para ocorrer de forma apenas individual, mas em grupo, para favorecer a comercialização do excedente da produção.

“Quando se junta vinte beneficiários, como é esse exemplo dos nossos editais, que são, no mínimo, vinte beneficiários participando, a comercialização se torna um pouco mais forte. Então, quando se junta um grupo, para comercializar uma parte das hortaliças e das fruteiras facilita tanto para a comercialização quanto para a entrega desses produtos em mercados institucionais”.

Uma das beneficiárias da ação, Juliana Costa, conta como o sistema PAIS mudou a sua vida. “Hoje, graças a Deus não falta nada, porque eu estou vendendo no mercado há cinco anos. A comunidade aqui da região vem comprar todo fim de semana. Fazem fila para comprar as coisas na minha mão”.

O Conhecendo o Mercado é um podcast desenvolvido pela Coordenação de Inteligência de Mercado do Bahia Produtiva, projeto executado pela CAR/SDR e cofinanciado pelo Banco Mundial.

Links do Podcast Conhecendo o Mercado:

Spotify

Youtube

Nenhum comentário: