Copa 2 de julho terá participação de 40 times e mais de 90 jogos em 2019


Durante um café da manhã para a imprensa esportiva e dirigentes de clubes de futebol foi lançada, na manhã desta terça-feira (18), a 11ª edição da Copa 2 de julho. O campeonato é organizado pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) e acontece entre os dias 29 de junho e 10 de julho.


O torneio contará com a participação de 40 times de diversos clubes do Brasil, além da equipe americana Brausa. Até a final do campeonato serão 95 jogos, distribuídos em oito rodadas, e a decisão será disputada no estádio de Pituaçu, em Salvador.

O secretário do Trabalho Emprego, Renda e Esporte, Davidson Magalhães, ressalta que a Copa 2 de Julho reforça a política de promoção esportiva da Bahia. “A realização dessa Copa amplia a participação da Bahia no cenário esportivo. É importante destacar que a Bahia é um dos poucos estados que possui uma política sistêmica de apoio ao esporte. Entendemos que o esporte é um instrumento de inclusão social. A realização do torneio firma ainda mais essa data que é tão importante para o povo baiano, que é o 2 de julho”. 

O coordenador geral da Copa 2 de Julho, Sinval Vieira, explica que o torneio surgiu pela necessidade de criar uma competição que envolvesse os atletas da divisão de base. “É uma competição importante também para que os atletas mostrem o seu talento. A CBF, por exemplo, já nos comunicou que representantes estarão acompanhando as partidas para observar o desempenho dos jogadores. Todo ano temos atletas sendo negociados com grandes clubes brasileiros. Entre os grandes jogadores que foram revelados na Copa 2 de julho, temos o atual goleiro da seleção brasileira, o Alisson”. 

O torneio terá a participação dos estados de Sergipe, Pernambuco, Rio de Janeiro, Maranhão, São Paulo, Minas Gerais, Alagoas, Paraíba e Pará. Os jogos acontecerão nos municípios de Cachoeira, Feira de Santana, Lauro de Freitas, Maragojipe, Mata de São João, Salvador, São Francisco do Conde e Saubara.

O coordenador do Juazeiro Social Clube, Antônio Barbosa, participa da Copa há três anos e destaca a importância para os clubes e atletas. “Nas três participações do nosso clube tivemos jogadores encaminhados para atuação em grandes clubes. O nosso objetivo maior é apresentar o futebol desses meninos e com isso, conseguir que eles sejam selecionados para atuação no futebol profissional. Agora é mais uma edição que ajuda na valorização do nosso futebol”. 

A Copa

A Copa 2 de Julho foi criada em 2007 para homenagear a data que marca a Independência da Bahia. Nas ultimas 10 edições, o torneio contou com a participação de 2.800 atletas, 950 jogos foram realizados e mais 70 jogadores revelados. Neste período foram 127 equipes brasileiras envolvidas e 19 times internacionais. 


Por Jairo Gonçalves.

Foto: Carol Garcia/ GOVBA.

Nenhum comentário: