Feira Cidadã atende expectativas da população de São Miguel das Matas



Os serviços de odontologia, oferecidos pela Feira Cidadã, vão ser prestados em São Miguel das Matas até terça-feira (18). Na ocasião, os moradores do município poderão fazer tratamentos como limpeza de dente, canal, obturações, próteses, dentre outros.

Para Tainara da Silva a presença desse serviço na cidade representou uma economia superior a R$ 500, “pois eu fiz limpeza, Raio X e um canal, que eu já tinha visto o preço numa clínica particular e era R$500 só o canal”.

Outra que saiu satisfeita da Feira Cidadã, que fica na cidade até esta sexta-feira (14), realizando, além de serviços odontológicos, exames de ultrassonografia, eletrocardiograma e Raio X, foi a moradora da zona rural, Maria do Carmo de Jesus. Ela conta que conseguiu fazer os exames de imagem e a “prótese dentária que eu tanto precisava, pois a minha já estava quebrada há mais de dois anos”, pontuou a paciente.

Para o prefeito José Renato Curvelo, essa feira foi um presente para o município, que acabou de comemorar 128 anos de emancipação. Ele ressaltou que a iniciativa do governo do Estado contribui muito com os municípios, sobretudo os menores que, na maioria das vezes, têm que levar seus pacientes para os grandes centros.

A secretária de Saúde de São Miguel das Matas, Maria Cremilda de Oliveira, ressaltou a importância da feira para o município. "Essa ação vai nos permitir zerar a fila dos exames que foram ofertados nesses dois dias. E o melhor de tudo, é que temos pacientes registrados no sistema de lista única para cirurgias eletivas e, muitos dos exames que estão sendo oferecidos aqui são pré operatórios, o que adianta para os pacientes”.

E a secretária aproveitou a oportunidade para elogiar outro projeto do governo do Estado - as policlínicas, resultado dos consórcios de Saúde, que estão levando exames de alta complexidade e consultas de diversas especialidades para o interior. De acordo com ela, para se ter uma ideia, “antes das policlínicas nós realizávamos cerca de oito ressonâncias por ano, depois da Policlinica, aqui da nossa região (Santo Antônio de Jesus), nós realizamos 18 ressonâncias por mês”.

Feira Cidadã - A iniciativa é realizada através da parceria entre as Voluntárias Sociais e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) com objetivo de levar serviços de saúde aos municípios do interior. A 17ª etapa da feira vai ocorrer nos dias 11 e 12 de julho, em Jequié.

Nesta etapa serão oferecidos: mamografia; atendimento odontológico; consulta com oftalmologista; triagem para cirurgia de catarata com doação dos óculos; ultrassonografias de mama, abdome total, tireoide, vias urinárias, próstata via abdominal, partes moles e transvaginal; eletrocardiograma; raio-X de tórax.

Além dos serviços relacionados, a população ainda contará com a oferta de cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal, epigástrica), histerectomia, colecistectomia, pois o projeto Mutirão de Cirurgias, lançado em 2016, passou a integrar a Feira Cidadã. Quem tiver o indicativo para um desses procedimentos, é só levar todos os exames pré-operatórios, que sairá de lá com a cirurgia marcada.

O município também disponibiliza serviços de saúde durante a Feira como orientação nutricional, teste rápido, preventivo, aferição de pressão arterial, glicemia, imunização, dentre outros.

Para serem atendidos, todos os pacientes devem levar carteira de identidade, CPF, cartão do SUS e comprovante de residência. Na oportunidade, também é possível retirar a segunda via da Carteira de Identidade (RG). O coordenador da Feira Cidadã, Edvaldo Gomes, explicou que a feira é estruturada com os serviços de maior demanda de cada município.

Nenhum comentário: