Foto: Thuane Maria |
A Tenda Quilombola, por sua vez, destaca o trabalho artesanal e sustentável de comunidades quilombolas baianas. Entre os produtos estão biojoias, peças feitas com coco de piaçava, sementes e palhas, além de itens desenvolvidos a partir do extrativismo sustentável.
Representando o município de Ituberá, no Território Baixo Sul, Leonildes dos Anjos, mais conhecida como Bilú, artesã da Associação Beneficente de Pesca e Agricultura de Ituberá (ABPAGI), enfatiza a importância do evento. “Ano passado foi um sucesso. Este ano, estamos ainda mais preparadas para apresentar nossos colares, brincos e outros produtos que representam o trabalho de tantas mulheres quilombolas, agricultoras e pescadoras. É uma forma de levar sustentabilidade e fortalecer nossa comunidade”, ressalta.
As Tendas Indígena e Quilombola contam ainda com a participação de organizações de diversos territórios da Bahia, reforçando a diversidade de povos, etnias e culturas que compõem o estado. O público terá acesso a uma ampla variedade de itens, como roupas customizadas, acessórios, biojoias, peças em cerâmica, ervas medicinais e artesanatos sustentáveis.
Além desses espaços, a Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária, que celebra a tradição e a diversidade cultural da Bahia, oferece uma programação ampla e diversificada. Serão mais de quatro mil produtos sendo comercializados, praças gastronômicas com delícias regionais e atrações musicais.
Realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), em parceria com a União das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado da Bahia (Unicafes-BA), a Feira conta com o apoio de parceiros importantes como o Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Fundação Luís Eduardo Magalhães (FLEM) e patrocínio do Banco do Nordeste e Caixa Econômica Federal.
É a oportunidade de vivenciar esse encontro único entre tradição, ancestralidade, sustentabilidade e inovação.
Horários de funcionamento da Feira:
Quarta-feira (11/12) – Abertura 18h
Quinta-feira (12/12) – 12h às 22h
Sexta-feira a domingo – 10h às 22h
Foto: André Frutuôso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário