“São equipamentos que trazem mais dignidade e segurança para os trabalhadores da área, agregam valor ao material coletado e auxiliam na organização dos grupos. O Governo do Estado tem o compromisso de cuidar das pessoas, fortalecendo o espírito cooperativo de iniciativas que são importantes para gerar renda e promover a sustentabilidade”, afirmou o titular da Setre, Davidson Magalhães, durante o ato realizado no Ginásio Poliesportivo de Cajazeiras.
A expectativa é que 500 pessoas sejam beneficiadas diretamente e 3.500 indiretamente com as ações do projeto. Além da distribuição dos equipamentos para as cooperativas e associações, serão realizados seminários com os temas “Economia Solidária, Sustentabilidade e Trabalho Decente” e “Formação de Rede, Legislação, documentação e estruturação” e as oficinas “Organização e Segurança no Trabalho” e “Prevenção do Trabalho Infantil”. Por fim, haverá a criação de uma rede de organizações de catadores de materiais recicláveis formada por grupos já estabelecidos em Cajazeiras.
“A expectativa é apoiar catadores e cooperativas desta área geográfica, gerando renda para diversas famílias com a ressignificação de materiais que seriam descartados. Além de impulsionar o importante ofício da reciclagem, o projeto tem como foco a defesa da vida, do meio ambiente”, explica o presidente da Associação Cajaverde, instituição executora do projeto, Kilson Melo.
Também participaram do lançamento o coordenador da Agenda Bahia
do Trabalho Decente, Hildásio Pitanga, a coordenadora de Inovação e Fomento à
Economia Solidária, Mércia Porto, a coordenadora de Fomento ao Artesanato,
Ângela Guimarães, a diretora da Recicle, Jois Máximo, e a presidenta da
Associação da Fazenda Grande II, Adriana Ferreira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário