Agricultores familiares do Território Sertão Produtivo participam da ação Adote uma Árvore



Agricultores e agricultoras familiares de 24 comunidades, de nove municípios do Território Sertão Produtivo, estão participando da ação Adote uma Árvore. O objetivo é incentivar essas famílias para o plantio de arvore nativas e frutíferas em seus quintais, aumentar a produção de frutas e, consequentemente, contribuir para uma alimentação diversificada e saudável, além de conscientizar sobre a preservação do meio ambiente. 

Estão sendo atendidas 500 famílias. A iniciativa é da equipe da Assessoria Técnica e Educacional para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar (Cootraf), que presta serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos beneficiários do Bahia Produtiva, projeto do Governo do Estado, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial. São distribuídas mudas nativas de Pau D' Alho e Paineira, e de frutíferas como goiaba, laranja, graviola e ponkan.

Kátia Ribeiro de Souza Brito, uma das beneficiadas da Comunidade Capinal, no município Malhada de Pedras, considerou a iniciativa muito boa, que a muda é um presente vivo, que ao regar, logo dará muitos frutos. Ela também agradece pela soma de conhecimentos adquiridos junto à equipe técnica: “Além das mudas oferecidas, foram muitos os conhecimentos que trouxemos para a nossa casa, o nosso dia a dia, para implementar com nossa família e com os nossos alimentos. São conhecimentos que nos trarão muitos benefícios na nossa caminhada”.

De acordo com Luciene Ribeiro, coordenadora pedagógica da Cootraf, no âmbito do projeto Bahia Produtiva, tudo começou a partir de visita de campo em uma comunidade, onde as famílias solicitaram da equipe mudas de frutíferas: “Reunimos a equipe técnica e achamos por bem ampliar essa ideia para além das frutíferas, para também incentivar o plantio de plantas nativas, a fim de conscientizar as famílias para esse cuidado com o meio ambiente. Nossa intenção é conseguir mudas para levar essa ação às 24 comunidades atendidas pela Cootraf, por meio do projeto Bahia Produtiva”. 

Nesse processo de mobilização, para a conscientização ambiental, as mudas adotadas recebem um nome especial, escolhido por cada um(a) dos(as) beneficiários(as), que ficam responsáveis pela manutenção, pelos cuidados necessários para o crescimento da planta. Junto com a muda, a família recebe um quilo de adubo orgânico, para o preparo inicial do berço de plantio.

No ato da entrega, as famílias recebem também orientações técnicas sobre plantio e cultivo das mudas e de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC), incentivando o consumo de alimentos da nossa biodiversidade, garantindo assim a segurança alimentar e nutricional, em função da diversidade e riqueza que essas espécies oferecem. 

As mudas distribuídas na ação foram doadas pela Secretaria Municipal e Meio Ambiente do município de Caculé e pelo agricultor familiar Diego Lima, da D&C mudas.

Com informações e fotos da Cootraf. 

Nenhum comentário: