Especialistas falam sobre pandemia e a saúde mental e como a escola pode ser aliada na prevenção do suicídio



Em referência ao Setembro Amarelo, a  Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), em parceria com Secretaria da Saúde (SESAB), realizou, nesta quarta-feira(22), duas ações para debater a prevenção do suicídio. Pela manhã, no auditório da Escola de Saúde Pública da Bahia, a psicóloga Fernanda Melo abordou o tema “O papel da escola na prevenção ao suicídio entre crianças e adolescentes”. À tarde, através do canal do Youtube do Instituto Anísio Teixeira (IAT), foi realizado o debate “Criando a esperança por meio da ação", com a participação de Catarina Dahl, representando a Organização Pan-Americana de Saúde.

Assista aqui.

A palestrante Fernanda Melo, que é psicóloga clínica e educacional, disse que o ambiente escolar pode ser um local de conexão com acolhimento, escuta e cuidado. “A Organização Mundial de Saúde vem alertando que os índices de suicídio na América Latina vêm aumentando e precisamos ficar atentos a isto. Existe a prevenção, porém precisamos de uma rede integrada, atuando com as áreas da Saúde e da Educação para amenizar esses danos. A pandemia,  com todas as suas tensões, fez com que as pessoas dessem conta da fragilidade da saúde mental e o número de adolescentes que estão tendo dificuldades aumentou bastante. Precisamos investir na conexão humana e nos vínculos, que vão do cuidar ao acolher”.

Catarina Dahl, que é  psicóloga sanitarista, mestra e doutora em Saúde Coletiva e Saúde Mental, abordou os impactos da pandemia e ressaltou as possíveis soluções e estratégias de prevenção do suicídio na comunidade escolar. “O ambiente escolar é um importante fator de proteção para a saúde mental, o desenvolvimento cognitivo e emocional, a capacidade de aprendizado e a socialização. Temos que trazer esta ideia como premissa e é importante cuidar deste ambiente com a criação e manutenção de locais mais amigáveis, acolhedores e pacíficos. Uma boa estratégia é trabalhar com o senso de pertencimento com os estudantes e professores. Eles precisam ser reconhecidos como parte de uma comunidade e debater em conjunto temas sobre exclusão social, bullying e violência. Isso fortalece os vínculos”. 

Rosário Muricy, que é superintendente de Recursos Humanos da SEC, participou das duas atividades e ressaltou que a campanha, promovida pela SEC e SESAB (Secretaria de Saúde do Estado), por meio do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, fortalece ações de escuta, cuidado e suporte para a prevenção do problema. “As ações demonstram um esforço conjunto da SEC e SESAB com o cuidado dos servidores, da rede escolar e da população em geral. Estamos neste Setembro Amarelo com uma série de debates, visando um fortalecimento de nossas ações em busca da valorização da vida. Precisamos ressaltar a importância de todos os momentos e vivências que a vida oferece. A temática não precisa ser abordada apenas em setembro. O suicídio é uma questão de saúde pública, que merece atenção e ações durante todo o ano. Pensando nisso, as duas secretárias assinaram um termo de compromisso para realizar ações conjuntas e intensificar o acolhimento e o cuidado”.

Também participaram dos momentos a coordenadora do Programa de Atenção à Saúde e Valorização do Professor, Elisabeth Dias, e o diretor de Atenção Básica da SESAB, José Cristiano Soster. A live, mediada por Ailane Campos, que é consultora da Organização Pan-Americana da Saúde, teve a tradução em libras por Eliana Aristides Ruiz e Ricardo Ruiz. Na próxima quarta (29), a campanha continua com a palestra  “Setembro Amarelo: valorização da vida humana - um trabalho para muitas mãos”, com a participação de Whashington Luan Oliveira, presidente do  Conselho Regional de Psicologia da Bahia.

Nenhum comentário: