A bancada dos sonhos.

Basta dar uma olhada rápida em qualquer dicionário para encontrar a definição para a palavra OPOSIÇÃO. É o ato ou efeito de opor ou se colocar contra algo ou alguém. No caso da política local, vamos falar do que vem acontecendo na Câmara de Vereadores de Paulo Afonso na legislatura atual.

Parafraseando o ex-presidente Lula. “Nunca na história”, aqueles que se contrapõem ao grupo liderado por Luiz de Deus tiveram uma maioria que pudesse consolidar a democracia como hoje acontece. Basta ver que quem comanda os destinos da casa são aqueles que têm por dever, fiscalizar todas as ações praticadas pelo executivo.

Já no passado, era comum irmos a câmara assistir as sessões e vermos aqueles que antes tinham a maioria, tripudiarem com a “esquerda”. Nada que fosse apresentado por um vereador era aprovado. Mesmo um simples requerimento, que não serve para nada, a não ser gastar tempo e papel, era aprovado. Era visto nos rosto dos que antes mandavam na câmara, sorrisos de desprezo. Vocês imaginem se os “pobres” defensores da sociedade ao apresentarem uma Lei, ela era aprovada. Claro que não. E muitas das vezes nós, a sociedade, também éramos motivo de chacota, por sempre buscar a melhor proposta para Paulo Afonso na Bahia.

Agora, com a coisa invertida, com essa gente, antes sofrida, mandando no poder legislativo, o que se espera é a combatividade responsável, mas sem perder no horizonte o seu lado. O lado em que sempre estiveram. O lado do povo!

O atual prefeito Anilton Bastos, tem mais problemas para aprovar qualquer solicitação que manda a câmara com os seus vereadores, que mesmo com a oposição. Vários pedidos de remanejamento de verbas entre secretárias já foram feitas e aprovadas em tempo Recorde.

A estratégia dos vereadores ligados ao prefeito é sempre pedir para que o pedido seja votado dispensando todas as formalidades. Ou seja, discussão, pareceres nas comissões... E todos foram aprovados por unanimidade ate agora. Segunda (19) apareceu mais uma, agora para a saúde. E mais uma vez a estrategia foi colocada em pratica. Pedir aprovação dispensando as formalidades. Dessa vez, a oposição pediu vistas do projeto, paralizando a posivel votação naquel dia. Só havia o parecer de um dos membros da comissão responsável ate aquele momento. Dessa vez, a oposição terá a oportunidade de fazer oposição com responsabilidade, cobrando o porque e para que tanto dinheiro será transferido de uma secretária para outra.

Para Bastos, essa é a oposição dos seus sonhos. Não lhe dá trabalho. Não lhe causa constrangimento algum nas votações. É melhor que alguns daqueles que são de sua base aliada é que vez por outra vota contra ou se ausenta das seções em votações importantes na casa, mandando recado direto de insatisfação ao prefeito.

Nenhum comentário: