Cooperativas da agricultura familiar se apresentam para mercado industrial de vitamina C na Naturaltech 2022

A agricultura familiar da Bahia apresenta pela primeira vez seu potencial para o mercado industrial de vitamina C, na Naturaltech 2022, maior feira de produtos naturais da América Latina, que acontece em São Paulo, até este sábado (11), no Pavilhão de Exposições do Anhembi.

Concentrado de acerola verde orgânica e de laranja envasado em toneis, pura Vitamica C, é a grande aposta de cooperativas baianas para a acessar os diversos mercados e fazer negócios durante o evento, podendo ser conferido no estande Agricultura Familiar da Bahia, localizado na Rua H/I/7/8.

A Cooperativa Agroindustrial Vale do Paraíso (Cooperparaíso), sediada no município de Sobradinho é uma dessas organizações. Para o presidente da cooperativa, Josivan de Souza esta é uma excelente oportunidade de visibilizar o trabalho que eles desenvolvem e ampliar a comercialização da produção, em um evento que reúne fornecedores e clientes do Brasil e do exterior. 

“A nossa expectativa é colocar a cara no mercado, entender esta dinâmica e buscar negócios. A gente pretende, para o ano que vem, lançar um novo produto e em função disso a gente vai tentar entender melhor como está o mercado. A nossa expectativa é muito boa. Uma feira desse porte, onde vêm inúmeras empresas do Brasil, vai conseguir com que a cooperativa fique mais visível”, afirmou Josivan.

Atualmente, a Cooperparaíso trabalha exclusivamente com a comercialização de produtos de linha industrial, que são a polpa de acerola integral orgânica e polpas de manga e goiaba integrais, convencionais congeladas, pasteurizadas, envasadas em tambores metálicos de 185 quilos, e vendidas para empresas.

Outra cooperativa que participa do evento é a Cooperativa Agropecuária do Litoral Norte da Bahia (Coopealnor), situada no município de Rio Real, que tem a laranja de sequeiro a sua cultura principal. A cooperativa apresenta na Naturaltech o Suco concentrado congelado de laranja com rastreabilidade física; mas trabalha também com o Suco concentrado congelado de laranja; equivalência de peso; Células congelados de laranja (produção sob encomenda); Oléo de laranja de prensagem a frio; Suco congelado concentrado de laranja orgânico; Suco Integral Congelado de laranja orgânica; Suco concentrado congelado de maracujá; Suco integral congelado de maracujá. 

O estande Agricultura Familiar da Bahia é uma realização do Governo do Estado, por meio dos projetos Bahia Produtiva e Pró-Semiárido, executados pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial e do Fida, respectivamente. Os projetos financiam associações e cooperativas formadas por agricultores familiares desde a produção no campo até a comercialização e se alinham ao conceito da Naturaltech, que preza por iniciativas sustentáveis.

 

 

Nenhum comentário: