SindilimpBA recebe Vaccari Neto durante seminário de formação sindical e amplia debates políticos


Representando mais de quatro mil trabalhadores e trabalhadoras de limpeza, asseio e conservação no estado, o SindilimpBA recebeu o ex-tesoureiro do PT Vaccari Neto para a sua primeira rodada de formação sindical online. Foram mais de 100 pessoas que acompanharam os debates políticos e sociais por meio de plataforma digital devido ao período de pandemia. A conferência aconteceu no último sábado (27) e, também, recebeu o vereador de Salvador e representante da categoria no estado, Luiz Carlos Suíca (PT), a presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT-BA), Madalena Firmo, a popular ‘Leninha’ e a coordenadora-geral do SindilimpBA, Ana Angélica Rabello.

Esse foi o primeiro Seminário Virtual Intermunicipal de Formação Sindical que abordou diversos assuntos e apresentou um novo olhar sobre a atual conjuntura política e social do país. “O SindilimpBA representa cerca de quatro mil trabalhadores e trabalhadoras, que dependem da corporação para adquirir melhorias e garantir seus direitos, e essa formação ajudou todos do sindicato a conhecer melhor como funciona as engrenagens neste novo momento que vive o Brasil”, destaca Ana Angélica. A formação contou com palestrantes, diretores e representantes da classe trabalhadora. “O seminário visa formar e fomentar a integração dos trabalhadores e trabalhadoras, levar informação qualificada a categoria para o avanço no conhecimento e conquista”, completa a coordenadora.

Foram tratados temas como o sindicalismo e sua história no século XIII e XX, com a atuação da historiadora Jane Soares, do advogado tributarista Leonardo Queiroz e do vereador Suíca. Para o edil petista, o encontro fortalece a luta do SindilimpBA em ampliar a atuação por todas as regiões da Bahia. “Foi um debate importante e que marcou o início dessa jornada de formações que teremos daqui pra frente”, descreve o vereador. O ex-tesoureiro do PT Vaccari Neto esteve na terceira mesa de debates, e dialogou com secretário-geral da Contracs/CUT, Antonio de Almeida, e com Suíca sobre conjuntura internacional, nacional e municipal.

Participaram do evento o mediador Cláudio Araújo, do SindilimpBA, o secretário de Comunicação do PT de Salvador, Gilcimar Brito, a advogada e consultora de Políticas Públicas, Cléia Costa, além do vereador da cidade de Mucuri, André (PT), o presidente do Contracs, Julimar Roberto. Também participaram o diretor do Sindilimp no Agreste, Edvaldo Rocha, o diretor do Sindilimp da região Sul e Extremo Sul, José Carlos, a advogada Anna Calfa e a advogada Carolina Torres, que falaram sobre reforma trabalhista. Os advogados Eduardo Feijó e Peter Troelsen, abordaram sobre negociações coletivas. E a advogada Lan Quadros, abordou sobre Previdência Social. O ex-vice-presidente da Ubes e dirigente do Núcleo Popular da Bahia, Tiago Ramos, também marcou presença.

Nenhum comentário: