Matrículas para alunos novos na rede estadual de ensino seguem com cronograma por municípios


A Secretaria da Educação do Estado (SEC) continua, até 14 de abril, com o processo de matrícula de alunos novos e transferência para estudantes da rede que desejam mudar de escolar, para o ano letivo 2020/21. A matrícula é feita por blocos de municípios e Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e os estudantes precisam consultar as datas, conforme o cronograma disponível no Portal da Educação.

A matrícula para alunos novos pode ser feita pelo SAC Digital, no endereço eletrônico www.sacdigital.ba.gov.br/, ou pelo aplicativo SAC DIGITAL (disponível, gratuitamente, nos sistemas ANDROID e IOS). Para os estudantes ou pais sem acesso à internet, a matrícula pode ser realizada em qualquer escola da rede estadual, mesmo não sendo aquela que o estudante vá estudar, mediante agendamento prévio por telefone. Este também é o critério para os estudantes que são da rede e queiram mudar de escola. Quem é aluno da rede estadual já teve a matrícula renovada automaticamente.

Durante esta semana, de terça a quinta (23 a 25), foram efetivadas as matrículas de concluintes do 5º ano ou 9º ano do Ensino Fundamental regularmente matriculados na rede pública de 134 municípios, no ano letivo de 2020, cujas escolas não oferecem a série subsequente, além do ingresso de candidatos em unidades escolares da rede estadual em qualquer ano/série para os ensinos Fundamental e Médio. 

Este primeiro bloco contemplou os seguintes NTEs: Irecê (NTE 01), Bom Jesus da Lapa (NTE 02), Seabra (NTE 03), Serrinha (NTE 04), Itabuna (NTE 05), Valença (NTE 06) e Itapetinga (NTE 08). Dentre as cidades, destacam-se: Almadina, Macaúbas, Itabuna, Mucugê, Tucano, Taperoá, Jussarí, Rio de Contas, Itaetê, Piatã, Xique-xique, Gandu e Iguaí, entre outras.

Já a partir desta sexta-feira (26),  até o dia 31 de março, será realizado o segundo bloco de matrículas, com os seguintes NTEs: Teixeira de Freitas (NTE 07); Amargosa (NTE 09); Juazeiro (NTE 10); Barreiras (NTE 11); Macaúbas (NTE 12); Caetité (NTE 13); Itaberaba (NTE 14); Ipirá (NTE 15); Jacobina (NTE 16); e Paulo Afonso (NTE 24). Dentre as cidades, destacam-se Angical, Boquira, Lajedão, Mundo Novo, Serra Preta, Rodelas, Glória, Ubaira e Wanderley.

Processo rápido e seguro

A dona de casa Ivone Rocha, do Povoado de Caldeirão, em Uibaí, já garantiu a matrícula da sua filha Nicole Santos, 15, que irá cursar o 1º ano no Colégio Estadual Manoel Levi. "Mesmo sabendo da matrícula on-line, eu preferi fazer de forma presencial na escola. Gostei muito do atendimento, pois foi rápido, seguro e sem aglomeração", disse. Nicole, por sua vez, falou da expectativa para as aulas. "Acho que o ensino remoto vai dar muito certo e estou gostando dessa alternativa, já que ainda não podemos ter aulas presenciais por causa da pandemia", comentou. 

Em irecê, Euzilene Rocha também já fez a matrícula da sua filha Vivian Rocha, 15, que estudava na Escola Municipal Ruy Barbosa e irá cursar o 1º ano no Colégio Estadual Luiz Viana Filho. "A matrícula aconteceu de forma tranquila e organizada. Acredito no aprendizado dos estudantes nas aulas remotas. Mas espero que as aulas presenciais voltem quando a pandemia melhorar", afirmou. 

Como faz a matrícula on-line 

Para fazer a matrícula on-line, o estudante deve fazer o cadastro no SAC Digital. Basta acessar o endereço Sac Digital na internet e clicar na opção “Cadastre-se”. Caso prefira, o estudante pode fazer seu cadastro no aplicativo SAC Digital. O app está disponível para celulares Android e iOS. Se o aluno novo for menor de 16 anos, o cadastro deverá ser feito em nome dos pais ou do responsável.

Na internet ou no app, será necessário preencher e fornecer dados pessoais, como nome completo, CPF, data de nascimento, e-mail e telefones para contato, entre outros, clicando em “Avançar”. Nas páginas seguintes, serão preenchidas informações sobre endereço do estudante e senha para acesso à plataforma. Todos os dados fornecidos serão confirmados na quarta e última página.

Uma mensagem será enviada para o e-mail cadastrado no SAC Digital para a ativação da conta. Com isso, o estudante poderá acessar a plataforma em “Entrar”, fornecendo senha e login, e buscar o serviço “Solicitar matrícula para aluno novo”.

Para a comprovação da matrícula, os alunos novos precisarão apresentar, em data a ser agendada com a escola, os seguintes documentos: original do Histórico Escolar; original e cópia da Cédula de Identidade ou Certidão de Registro Civil; original e cópia do CPF; original e cópia legível com data recente do comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura); original e cópia da carteira de vacinação; cópia da Cédula de Identidade da mãe do aluno; e cópia do CPF da mãe do aluno.

Saiba mais em educação.

Nenhum comentário: